Juscelino Kubitschek (no centro, assinando documento) durante sessaõ solene no Palácio do Catete, para sanção da lei que estabelece data para mudança da capital. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
Em outubro, de 1957, o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou o projeto de lei que determinou que a data da mudança da capital para Brasília seria em 21 de abril de 1960 (veja foto acima). Antes da sanção, o plano urbanístico da nova cidade já era discutido.
Ele foi definido através de um concurso que avaliou propostas de arquitetos. Não é spoiler que o desenho de Lúcio Costa foi o vencedor. 🤔 Mas você sabe como eram os outros projetos?
O g1 separou imagens das propostas mais bem colocadas no concurso (veja mais abaixo).
Concurso Plano Piloto
JK fala sobre Niemeyer e comenta o Concurso Plano Piloto. Vídeo: Arquivo Público do DF
Em entrevista sobre a construção da capital, por volta da década de 60, o ex-presidente Juscelino Kubitschek diz que convidou Oscar Niemeyer para fazer o plano arquitetônico da cidade. Já para o plano urbanístico, decidiu realizar um concurso para avaliar as propostas (veja vídeo acima).
"Acho que Brasília é um milagre. Brasília é impressionante. Quem podia, imaginar que esse concurso daria certo?" , diz o professor.
O júri do Concurso Plano Piloto avaliou, entre 1956 e 1957, 26 projetos de arquitetos. Foram 7 finalistas e um vencedor, Lúcio Costa. Veja abaixo as propostas colocadas entre o 3° e 1° lugar do concurso:
🥉 3° lugar
- Rino Levi
Planta baixa do projeto Rino Levi e equipe. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
O 3° lugar do concurso ficou com dois projetos, que ficaram empatados. Um deles foi o do arquiteto Rino Levi. Um dos pontos de destaque da proposta de Levi são os "superblocos" de habitação (veja foto abaixo).
A proposta de Rino Levi apresentava "superblocos" de habitação. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
"Os prédios são altíssimos. [O projeto] foi um exercício fantástico", diz o professor da UnB Cláudio José.
Cláudio José explica que estes prédios de habitação teriam cerca de 50 andares. Para ele, o projeto de Rino Levi apresenta um aspecto mais "pesado".
- MMM Roberto
O projeto dos M.M.M. Roberto para o Plano Piloto de Brasília. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
A outra proposta que ficou em 3° lugar foi a do escritório MMM Roberto, que era formado pelos "irmãos Roberto": Milton, Maurício e Marcelo. De acordo com a ideia do escritório, a nova capital seria feita de sete grandes áreas circulares.
Detalhes de como seria uma área. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
O professor Cláudio José conta que a proposta dos irmãos cariocas era "radical" e que essas áreas seriam "enormes, muito maiores que superquadras".
🥈 2° lugar
- Boruch Milman
Planta geral do projeto classificado em segundo lugar; dos arquitetos Boruch Milman, João Henrique Rocha e Ney Fontes Gonçalves. — Foto: Revista Brasília/Arquivo Público do DF
A proposta do arquiteto Boruch Milman e sua equipe quase venceu o concurso. O professor Cláudio José conta que o desenho possui várias linhas principais e que a organização da cidade seria "muito geométrica".
Em uma entrevista, Boruch comentou que "foi uma glória" ter ficado em segundo lugar.
🥇 1° lugar
- Lúcio Costa
Esboço de Lucio Costa, do Plano Piloto de Brasília. — Foto: Arquivo Público do DF/Fundo Novacap
O vencedor do concurso foi Lúcio Costa. Seu desenho deu vida à cidade e sua organização. Cláudio José diz que Lúcio foi o único arquiteto que fez todo o desenho original sozinho e à mão.
Marcado pela simplicidade, a proposta de Lúcio Costa possui quatro escalas:
- Monumental: concentra as atividades administrativas federais e locais, o que confere à cidade o caráter de capital;
- Residencial: área destinada à moradia, escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros;
- Bucólica: formada pela área verde da cidade;
- Gregária: área do centro da cidade e comércio.
LEIA TAMBÉM:
- PRESIDENTE QUE CONSTRUIU CAPITAL: Primeiro sapato aos 10 anos, correspondências com Chico Xavier e exílio na ditadura; veja curiosidades sobre Juscelino Kubitschek
- 'MASSACRE EM BRASÍLIA': operários teriam sido alvejados um ano antes da inauguração da capital
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.