Por Marcella Rodrigues, g1 DF


  • A rainha da Dinamarca Mary Donaldson está no Brasil e, na tarde desta sexta-feira (4), visitou a Embrapa Cerrados, em Planaltina, no Distrito Federal, onde plantou um Ipê — flor nativa do cerrado brasileiro. Para a monarca, a ação representa a união entre os dois países.

  • A rainha está no Brasil para visitar instituições e autoridades e fortalecer a parceria no enfrentamento da crise climática. Durante o evento desta tarde, ela foi apresentada à tecnologias do campo sobre recuperação do solo e aumento da produtividade.

Rainha da Dinamarca Mary Donaldson, de vestido azul, fala durante visita ao Embrapa no Distrito Federal. — Foto: Marcella Rodrigues/g1

A rainha da Dinamarca Mary Donaldson está no Brasil e, na tarde desta sexta-feira (4), visitou a Embrapa Cerrados, em Planaltina, no Distrito Federal, onde plantou um Ipê — flor nativa do cerrado brasileiro. Para a monarca, a ação representa a união entre os dois países.

"O Ipê é lindo e espero que ele floresça. Essa companhia [Embrapa] criou diferentes pesquisas e conhecimento, olhando para a natureza como solução para um dos maiores desafios que o mundo está enfrentando, a crise climática", diz a rainha.

A monarca visita instituições e autoridades para fortalecer a parceria Brasil e Dinamarca no enfrentamento da crise climática. Durante a tarde, ela foi apresentada às tecnologias do campo para recuperação do solo e aumento da produtividade.

Na Embrapa Cerrados, a rainha Mary também entrou em uma "trincheira" para ver como as raízes se dispõe no solo e como absorvem os nutrientes (veja vídeo abaixo).

🌱A Embrapa Cerrados é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública voltada para a inovação agropecuária, com foco na geração de conhecimento e tecnologias.

Durante visita ao Embrapa, rainha da Dinamarca entrou em trincheira para ver como raízes se dispõe no solo e como absorvem os nutrientes.

Durante visita ao Embrapa, rainha da Dinamarca entrou em trincheira para ver como raízes se dispõe no solo e como absorvem os nutrientes.

De acordo com Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, o Brasil ganha ainda mais destaque na pauta ambiental por exercer a presidência do G20 em 2024. A cúpula vai se reunir em novembro no Rio de Janeiro.

Antes da visita à Embrapa, a rainha se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rainha da Dinamarca Mary Donaldson visita Brasília. — Foto: Marcella Rodrigues/g1

Eva Pedersen, embaixadora da Dinamarca no Brasil, disse que os dois países fizeram um memorando que firma mais uma parceria na área ambiental. O novo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, lembrou que os dois países já possuem diversos acordos e que essa nova parceria vai "alimentar ainda mais esse novo caminho de cooperação entre os países".

"A partir dessa conversa mais estreita vamos poder ampliar as oportunidades", disse a embaixadora.

Quem é a rainha Mary?

Rainha da Dinamarca Mary Donaldson ouve discurso da presidente da Embrapa. — Foto: Marcella Rodrigues/g1

A rainha Mary, de 52 anos, nasceu na Austrália e entrou para a monarquia da Dinamarca após se casar com Frederik X. O casal assumiu o trono do país em 14 de janeiro deste ano.

Antes quem reinava era a mãe de Frederik, a rainha Margrethe II, que abdicou em dezembro de 2023, após 52 anos como monarca. A Dinamarca possui uma das monarquias mais antigas do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!