Rozana é eleita à nova Reitoria da UnB. — Foto: Divulgação/Redes sociais
A professora Rozana Naves venceu a disputa pelo cargo de reitora da Universidade de Brasília (UnB), em segundo turno das eleições, com mais de 5 mil votos. O vice-reitor eleito é Márcio de Farias.
Rozana Reigota Naves disputou com Olgamir Amancia Ferreira. A apuração dos votos foi nesta quinta-feira (5), na Sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB-S. Sind).
Agora, o nome de Rozana Naves precisa ser aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que ela assuma o cargo. O Conselho Universitário (Consumi) vai elaborar a lista tríplice a ser enviada para o Palácio do Planalto. A nova reitora assume o ciclo de 2024 a 2028 e posse está prevista para 22 de novembro.
No segundo turno das eleições, a chapa vencedora "Imagine UnB" teve 64,98% dos votos, enquanto a chapa "Pensar e Fazer UnB" — que tinha Olgamir Amancia Ferreira como candidata a reitora — terminou a disputa com 35,02%. Puderam votar professores, alunos e técnicos da universidade.
- Olgamir Amancia Ferreira, da Pensar e Fazer UnB
- Rozana Reigota Naves, da Imagine UnB
- Maria Fátima de Sousa, da chapa UnB Que Queremos
Quem é Rozana Naves
Graduada em letras pela Universidade Católica de Brasília (UCB), a professora é mestre e doutora em linguística pela UnB. Rozana é professora da universidade e já foi diretora do Instituto de Letras e do Decanato de Administração.
Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística. Rozana Naves diz que a eleição com três mulheres reforçou o protagonismo feminino em atividades de gestão no alto escalão, em particular na definição de políticas públicas na educação brasileira.
Rozana Naves fala sobre principal desafio na UnB.
O que faz uma reitora?
A reitora responde pela administração geral da Universidade de Brasília (UnB). Ou seja, está à frente de todos os interesses educacionais, econômicos e culturais da instituição.
Além disso, a reitora é responsável por firmar convênios e parcerias com objetivo de projetar e ampliar as atividades científicas e tecnológicas da universidade no Brasil e no exterior.
Segundo a Secretaria de Comunicação da UnB, há uma gratificação referente à função que pode chegar até R$ 14.686,79. A reitora pode escolher receber somente este valor ou a remuneração do cargo que ocupa acrescido de 60% da gratificação.
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.