Por g1 DF


  • A Festa do Morango de Brazlândia começa na sexta-feira (6) e acontece nas duas primeiras semanas de setembro. Morangos in natura, geleias, tortas, sucos e até chope de morango são vendidos.

  • A programação inclui ainda exposição agropecuária, feira de flores, shows e concurso de receitas. A entrada para a festa é gratuita.

  • O Distrito Federal tem uma área de cultivo de 185,52 hectares, incluindo plantações orgânicas e convencionais. Brazlândia, que também abrange a região de Alexandre de Gusmão, lidera o ranking com 6.310,5 toneladas. O valor bruto da produção (VBP) de morango no DF é superior a R$ 157 milhões.

Morangos embalados para a venda e produzidos na região de Brazlândia, no Distrito Federal — Foto: Emater-DF/ Divulgação

A Festa do Morango de Brazlândia começa na sexta-feira (6) e acontece nas duas primeiras semanas de setembro (confira detalhes abaixo). Além da fruta, geleias, tortas, sucos e até chope de morango são vendidos. A programação inclui ainda exposição agropecuária, feira de flores, shows e concurso de receitas.

A 28ª edição da Festa do Morango celebra o auge da safra. Distrito Federal a produção é favorecida pela altitude, amplitude térmica e o período seco definido na região.

Além de encontrar muitas variedades de morango in natura na "Morangolândia", o público pode participar do "Colha & Pague". A entrada é gratuita e o consumidor paga pelas frutas que levar (veja detalhes abaixo).

Segundo o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) em Brazlândia, Claudinei Vieira, este ano 42 estandes de produtores rurais atendidos pela Emater expõe durante a festa.

"Os produtores são incentivados a apresentar os seus melhores produtos que serão avaliados por um júri e os primeiros colocados receberão prêmios. O público em geral fica muito satisfeito com a diversidade de produtos apresentados," diz Claudinei Vieira, gerente da Emater em Brazlândia.

'Colha e Pague'

Visitantes colhem morangos durante a Feira do Morango no DF — Foto: Divulgação

Os visitantes que quiserem conhecer uma propriedade de morangos e fazer sua própria colheita podem participar do Colha e Pague do Morango, no dia 14 de setembro (sábado).

Serão organizados dois grupos com 30 participantes, um pela manhã e outro à tarde. As inscrições devem ser feitas antecipadamente direto com o produtor rural pelo contato (61) 99817-3453 (WhatsApp).

🍓Produção de morango no DF

Em 2023, a Festa do Morango comercializou 6.589 toneladas de morangos, produzidas por 559 produtores rurais. O Distrito Federal tem uma área de cultivo de 185,52 hectares, incluindo plantações orgânicas e convencionais.

Brazlândia, que também abrange a região de Alexandre de Gusmão, lidera o ranking com 6.310,5 toneladas. O valor bruto da produção (VBP) de morango no DF é superior a R$ 157 milhões.

Apesar de Brazlândia ser responsável pela maior parte da produção de morangos, outras regiões, como Ceilândia, Gama, Paranoá, Pipiripau, São Sebastião, Sobradinho, Taquara e Vargem Bonita também produzem a hortaliça.

Programe-se

🍓28ª edição da Festa do Morango de Brazlândia

  • 📅Quando: De 6 a 8 de setembro (de sexta-feira a domingo) e de 12 a 15 de setembro (quarta a domingo)
  • ⏰Horários: quintas e sextas, a partir das 18h; sábados e domingos, a partir das 10h.
  • 📍Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, Km 13 - Brazlândia.
  • 🎫Entrada Gratuita

De onde vem o que eu como: morango

De onde vem o que eu como: morango

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!