Por Brenda Ortiz, g1 DF


  • De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 7,5°C na estação meteorológica de Planaltina e 8,9°C no Gama. No Plano Piloto, a mínima foi de 10°C.

  • De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a tendência é de que o frio aumente ainda mais por causa do inverno, que começa nesta quinta-feira (20).

  • Previsão para os próximos dias é de mínimas entre 10°C e 12°C e umidade relativa do ar de até 30%.

Madrugada desta segunda-feira (17), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O Distrito Federal teve a madrugada mais fria do ano nesta segunda-feira (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 7,5°C na estação meteorológica de Planaltina e 8,9°C no Gama. No Plano Piloto, a mínima foi de 10°C.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a tendência é de que o frio aumente ainda mais, já que o inverno começa na próxima quinta-feira (20).

"As baixas temperaturas e clima seco são as grandes características do inverno aqui no DF. Ano passado foi atípico, um pouco menos frio por conta do El Niño. Mas esse ano não teremos isso, então podemos esperar um inverno mais frio, sim", explica a meteorologista.

Pessoas se protegem do frio no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A previsão é que, nesta semana, a temperatura mínima fique entre 10°C e 12°C. No entanto, ao longo do dia, o calor aumenta, podendo chegar à máxima de 27°C, com umidade mínima de 30%.

"A gente também já começa a sentir mais a estiagem. Nesta segunda, já está fazendo 66 dias sem chuva em algumas regiões do DF, e 55 dias sem chuva no Plano Piloto. Isso permanece nos próximos meses", afirma Andrea Ramos.

Por que é bom beber água — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!