Por Minane Ribeiro, Hugo Evaristo, TV Globo


  • Uma mulher, de 42 anos, foi encontrada morta na Estrutural, no Distrito Federal, na tarde deste sábado (15).

  • De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi morta a facadas dentro de casa. Segundo familiares, o principal suspeito é o companheiro da mulher.

  • O caso é investigado pela 8ª Delegacia de Polícia, na Estrutural. Segundo a delegada, Bruna Eiras, trata-se de um feminicídio.

  • Esse é o oitavo feminicídio registrado este ano no Distrito Federal.

Jainia Delfina de Assis foi encontrada morta dentro de casa na Estrutural, no DF — Foto: Arquivo pessoal

Uma mulher, de 42 anos, foi encontrada morta na Estrutural, no Distrito Federal, na tarde deste sábado (15). De acordo com a Polícia Civil, Jainia Delfina de Assis foi morta a facadas dentro de casa e o principal suspeito é o companheiron dela, Uederson Aparecido, de 38 anos.

Após o crime, o homem fugiu e, até a última atualização desta reportagem, não havia sido encontrado. O g1 tenta contato com a defesa de Uederson.

O caso é investigado pela 8ª Delegacia de Polícia, na Estrutural. Segundo a delegada-chefe, Bruna Eiras, trata-se de um feminicídio.

O crime ocorreu por volta das 12h30. O corpo foi encontrado pela ex-sogra, cerca de 1 hora depois. Jainia levou duas facadas no pescoço.

A delegada informou ainda que o filho mais novo da vítima, de 4 anos, estava em casa quando ela foi encontrada sem vida. Foi a criança quem avisou os familiares que a mãe estava morta.

Medida protetiva

Uederson Aparecido é o principal suspeito de matar a companheira no DF — Foto: Reprodução

De acordo com as investigações, a vítima tinha uma medida protetiva contra o homem, com quem estava há menos de dois anos, e vinha sofrendo ameaças. Jainia tinha registrado uma ocorrência de Maria da Penha contra o companheiro no ano passado, pelos crimes de injúria e vias de fato, mas decidiu reatar o namoro.

A Polícia Civil informou que Uederson respondia por um homicídio e estava em prisão domiciliar desde novembro de 2022.

Jainia trabalhava como auxiliar de serviços gerais e deixa três filhos, de 19, 15 e 4 anos — nenhum deles é filho do suspeito. Esse é o oitavo feminicídio registrado este ano no Distrito Federal.

A filha de Jainia afirmou que o casal tinha um relacionamento conturbado por causa da conduta agressiva de Uederson. Ele é natural de Mato Grosso e, de acordo com a jovem, o homem cometeu um crime no estado.

Como denunciar a violência contra as mulheres?

A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) tem canais de atendimento que funcionam 24h. As denúncias e registros de ocorrências podem ser feitos pelos seguintes meios:

O DF tem duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer delegacia.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recebe denúncias e acompanha os inquéritos policiais, auxiliando no pedido de medida protetiva na Justiça.

Em casos de flagrante, qualquer pessoa pode pedir o socorro da polícia, seja testemunha ou vítima.

No Distrito Federal, ainda existe o Programa Violeta, que é focado no atendimento de crianças e mulheres vítimas de violência sexual e estupro. O acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, técnica em enfermagem e técnicas administrativa.

O serviço é prestado no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Secretaria de Justiça e Cidadania também tem canais de denúncia de casos de violência contra a mulher. Há, por exemplo, o Centro Integrado 18 de Maio, que trata de ocorrências de exploração sexual de crianças.

O Conselho Tutelar também recebe denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. Ainda há o Disque 100, que trata da violação de direitos humanos.

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)

  • Endereço: EQS 204/205, Asa Sul, Brasília
  • Telefones: (61) 3207-6195 e (61) 3207-6212

Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM II)

  • Endereço: QNM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro
  • Telefone: (61) 3207-7391

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

  • Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 144, Sede do MPDFT
  • Telefones: (61) 3343-6086 e (61) 3343-9625

Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar

  • Contato: 3190-5291

Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal

  • Contato: 180

Centro Integrado 18 de Maio

  • Endereço: SHCS EQS 307/308
  • Telefone: (61) 2244 - 1512 e (61) 98314 - 0636

Conselho Tutelar

Disque 100

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!