Por g1 DF


  • O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Justiça Federal determine que a Caixa Econômica Federal respeite o tempo máximo de espera, previsto em lei, nas agências do Distrito Federal.

  • A espera, segundo lei distrital, não deve passar de 20 minutos para dias normais, e de 30 minutos nas datas de pagamento de pessoal, vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou após feriados prolongados

  • Segundo levantamento do banco, demora passa de 1 hora em algumas regiões. O g1 entrou em contato com a Caixa, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Agência da Caixa na Asa Norte, no DF — Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Justiça Federal determine que a Caixa Econômica Federal respeite o tempo máximo de espera, previsto em lei, nas agências do Distrito Federal. A demora passa de 1h em algumas regiões administrativas (leia mais abaixo). Em nota, a Caixa afirma que 'ainda não foi citada e não pode se manifestar sobre a ação' (leia nota completa abaixo).

A espera, segundo a lei distrital N° 2547/200, não deve passar de:

🕗 20 minutos em dias normais

🕗 30 minutos em dias de pagamento de pessoal, vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou após feriados prolongados

No entanto, uma ação ajuizada pelo MPF diz que o tempo limite vem sendo descumprido em diversas agências da Caixa no DF, principalmente, nas regiões administrativas, onde os "clientes que possuem menor poder aquisito e são mais dependentes do atendimento presencial". O g1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Tempo de espera em agências no DF

Fila na agência da Caixa Econômica Federal em Santa Maria, no DF — Foto: Genny Santana/Arquivo Pessoal

A Caixa Econômica Federal enviou para o MPF a média de tempo de espera em diferentes agências do Distrito Federal. O levantamento é referente aos meses de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024. Veja abaixo:

“É justamente a parcela da população mais carente de atendimento presencial a que mais sofre com o tempo de espera prolongado”, destaca o MPF.

Ação do MPF

A ação elaborada pelo MPF pedindo respeito ao tempo limite de espera surgiu após a denúncia de um cliente que teria aguardado 1 hora e 32 minutos no banco.

O documento aponta ainda que não se trata de "uma irregularidade pontual, mas uma prática recorrente da Caixa Econômica Federal". O MPF destaca que o tempo perdido nas filas causa impaciência, desconforto e humilhação ao clientes do banco, além de atrapalhar compromissos pessoais e profissionais.

Além da obrigação aos prazos previstos, o MPF pede que a Caixa seja condenada a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão, a serem revertidos para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. O banco também, se condenado, deverá informar tempo máximo de espera por meio de cartaz em local visível em cada agência com os contatos de órgãos de proteção ao consumidor.

O que diz a Caixa?

"A CAIXA informa que ainda não foi citada e, por isso, não pode se manifestar sobre a ação.

O banco reforça que são valores essenciais da instituição o respeito nas relações entre seus empregados e o público, bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. A CAIXA realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades.

Entre as ações de melhoria, ressaltamos que a CAIXA implementou o serviço de saque de recursos da conta corrente ou poupança e também o pagamento de benefícios sociais com uso de biometria. A solução permite aos clientes sacar seus recursos ou benefício com comodidade e rapidez nos caixas eletrônicos das agências e nas lotéricas, sem precisar de atendimento presencial em uma agência.

No Distrito Federal, além das agências, o banco coloca à disposição dos clientes atendimento presencial nas 213 lotéricas e 156 Correspondentes CAIXA Aqui que compõe a Rede de Atendimento do banco no DF.

A CAIXA também disponibiliza aos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT e FGTS, dentre outros.

Pelo CAIXA Tem, além de poder fazer movimentação de recursos de forma digital, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code; também pode ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral.

Por telefone, os clientes podem contatar o Alô CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).

A lista completa de canais de atendimento pode ser consultada em www.caixa.gov.br/atendimento."

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!