Eliezer Tymniak, de 27 anos, em uma de suas viagens na sua antiga van, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/Instagram
Eliezer Tymniak, de 27 anos, já visitou mais de 40 países, em 4 continentes diferentes. Mas sua jornada começou no Riacho Fundo, região administrativa do Distrito Federal, onde vendia brigadeiros por R$ 1. Foi assim que seu sonho de viajar o mundo ganhou forma e, hoje, já está há 9 anos sem ter um lugar fixo para morar.
Nessas viagens, Eliezer passou a compartilhar em vídeo as inúmeras experiências vividas, e hoje soma nas redes sociais mais de 6,8 milhões de seguidores, que acompanham sua rotina de aventura.
“Eu era um cara nerd, que jogava videogame e ficava muito em casa, muito introspectivo e difícil de fazer amizade. Minha família era religiosa e me censuravam muita coisa do mundo. Isso me causou uma grande curiosidade”, conta o criador de conteúdo.
Juntando dinheiro secretamente por dois anos, ele comprou passagem e passaporte para fazer um “mochilão” pela Europa. Faltando três meses para viajar, ele contou para os pais.
O brasiliense Eliezer com a caixa de brigadeiros que vendia para viajar, em imagem de arquivo — Foto: Arquivo pessoal
“Fui para a Europa e fiquei mais ou menos 7 dias, com muito medo porque era inverno, estava sozinho, tentando fazer mágica na rua para conseguir dinheiro. Fiquei com medo das pessoas serem frias e acabei voltando para o Brasil. Fiquei triste, mas peguei o resto do dinheiro e fui viajar para a América do Sul”, conta Eliezer.
Na época, ele tinha o equivalente a R$ 1.200. Com esse dinheiro, diz que passou dois meses viajando de país em país. “Ali eu comecei a entender o que era viajar barato. Eu sempre voltava para casa, fazia brigadeiro e voltava a viajar”, lembra Eliezer.
Ele conta que, a partir daí, aprendeu a trabalhar na estrada para não ter que voltar para casa. No Chile, conseguiu trabalho em um hostel em troca de acomodação. Depois de um ano na América do Sul, voltou para a Europa se sentindo mais preparado.
LEIA TAMBÉM:
Com uma bicicleta velha, ele foi de Luxemburgo até a França. Em Paris, com o dinheiro acabando, Eliezer começou a tocar ukulele.
“Só sabia uma música: ‘Só os Loucos Sabem’ [do cantor Charlie Brown Jr.]. Eu tocava tão mal que chegou no ponto de uma brasileira parar e me dar 2 euros para parar de tocar”, conta.
Eliezer com sua bicicleta em Paris, em imagem de arquivo — Foto: Arquivo pessoal
Depois disso, Eliezer teve a ideia de começar a viajar com apenas 1 euro por dia. até que se estabeleceu em Londres, na Inglaterra, onde conseguiu trabalho em uma pizzaria. Com o salário, passou a investir em equipamento para começar a produzir vídeos para o Youtube.
Um lugar para voltar
Eliezer Tymniak, de 27 anos, em uma de suas viagens, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/Instagram
Depois de seis meses em Londres, ele foi para Portugal, onde trabalhou em um lava-jato. Após juntar dinheiro na Europa, Eliezer voltou para o Brasil e comprou uma van com o objetivo de dirigir até os Estados Unidos. Era hora de uma nova aventura.
“Com a van foram muitos desafios, aprendi a dirigir, ter mais responsabilidade, já que tinha uma casa dentro de um carro. A viagem ficou mais prazerosa, mas mais difícil”, diz.
Quando a van começou a apresentar problemas, Eliezer conta que decidiu, junto com a namorada, pegar um voo para a Ásia. Lá, eles visitaram Vietnã, Tailândia, Bali, Coreia do Sul e Singapura.
“Estou há 9 anos sem ter uma casa, um lugar para voltar. Isso foi causando uma saudade, vontade de ter uma casa. São 9 anos morando com uma mochila, tudo pequeno, não posso colecionar nada”, desabafa Eliezer.
Seu próximo plano, ele conta, é a estabilidade. “Nesse mês, estamos indo para a Europa procurar uma casa. Quero viajar, mas ter um lugar para voltar”, diz.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.