Máscara de proteção facial, covid-19, novo coronavírus, pandemia, máscaras — Foto: Heloise Hamada/g1
Pessoas com sintomas gripais devem usar a máscara proteção, é o que recomenda a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por causa do aumento dos casos de Covid-19 e a chegada da subvariante BQ.1 em Brasília. Além disso, a pasta reforça a importância da realização do teste de coronavírus.
"Se positivo para Covid-19, é necessário o isolamento por até 7 dias", diz a SES-DF.
LEIA TAMBÉM:
Na última sexta-feira (18), quando a pasta divulgou o último boletim Covid, a taxa de transmissão estava em 1,23. Nesta segunda (21), o índice subiu para 1,37.
O número indica que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 137, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando acima de 1, o índice significa alta do contágio do vírus.
Uso de máscara
VÍDEO: Comparativo de máscaras, segundo estudo publicado na 'Science'
Questionada se o uso da máscara pode voltar a ser obrigatório no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde disse que "o uso de máscaras já faz parte da etiqueta respiratória adquirida pela população nos últimos dois anos".
Conforme a pasta, "todas as medidas tomadas para o combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos".
"A situação é monitorada todos os dias, em tempo real", diz a Saúde sobre volta do uso da máscara no DF.
A proteção deixou de ser obrigatória, no Distrito Federal , em ambientes fechados, no dia 10 de março deste ano. Ao ar livre, ela não era exigida desde 7 de março.
Em junho, quando a taxa de transmissão da Covid-19 registrou alta, a Secretaria de Saúde chegou a recomendar a volta do uso da máscara. No entanto, a medida não se tornou obrigatória.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.