Por Caroline Cintra, g1 DF


João Pedro Barbosa Lemos dos Santos acertou as 45 questões de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2021 — Foto: Arquivo pessoal

O estudante brasiliense João Pedro Barbosa Lemos dos Santos, de 17 anos, acertou todas as questões de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e tirou uma das maiores notas do Brasil: 953,1.

Ele soube do resultado dias após a aplicação da prova, quando saiu o gabarito. A certeza veio na última semana, com a divulgação das notas do Enem. A notícia deu orgulho a muitas pessoas, inclusive à escola onde concluiu o Ensino Médio, que fez uma postagem nas redes sociais, parabenizando o adolescente (veja publicação abaixo).

“Foi muito bom receber esse resultado, porque foi a confirmação de tudo. Fiquei feliz porque mostrou que meus estudos compensaram”, declarou João Pedro.

Com o resultado e o bom desempenho em outras disciplinas, ele poderia escolher o curso e a universidade que quisesse. No entanto, o sonho é outro: conquistar uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo, onde deseja cursar engenharia aeronáutica.

LEIA TAMBÉM:

Recém-formado no Ensino Médio, João Pedro contou que esta foi a segunda vez que fez o Enem. A primeira foi em 2019, como treineiro, quando estava no primeiro ano. “Fiz para ver como era e já ficar ambientado ao Enem e ao vestibular”, disse. O exame, porém, não era o foco do estudante.

Apaixonado pelas disciplinas de exatas, ele se dedicou aos estudos com o intuito de conseguir uma vaga no ITA, que tem um dos vestibulares mais difíceis do Brasil. Fazer o Enem era parte de um treinamento para atingir o objetivo.

No ano passado, João Pedro também prestou o vestibular para o ITA, mas não conseguiu nota suficiente para passar.

“É um vestibular diferente do Enem. É composto por física, matemática, mais exatas mesmo. Tem prova objetiva e discursiva. É muito concorrido e pesado. Cheguei muito perto ano passado, mas não passei, mas chego lá”, disse, confiante.

‘Não quer tirar a vaga de alguém’

Mãe de João Pedro, a servidora pública Janaína Lemos dos Santos, de 41 anos, contou que o filho decidiu não tentar vaga em nenhuma universidade que aceita a nota do Enem, porque “ele não quer tirar a vaga de alguém que realmente quer”.

“Fiquei muito feliz e emocionada com a nota dele no Enem. Foi a confirmação de que nosso apoio está dando certo. Ele tem nota para entrar em faculdades boas nos país que têm engenharia, mas ele tem o objetivo dele de entrar no ITA. Ele está certo em focar”, disse a servidora pública.

Cheia de orgulho do filho, Janaína contou que, desde a infância, João Pedro se mostrava “à frente dos colegas da mesma idade”, tanto que teve problema na escola dos anos iniciais, que não estimulavam o diferencial do menino.

“Ele era espetacular e precisamos trocar a escola por uma que o incentivasse mais e conseguimos. Além disso, ele participa de um programa de altas habilidades que ajudou demais nesse desenvolvimento. Hoje, somos gratos a todos que fizeram parte da educação dele”, completou.

Publicação do Colégio Pódion sobre nota do Enem do aluno João Pedro Barbosa Lemos dos Santos — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Inspiração

Janaína ressaltou que os pais nunca interferiram na decisão de carreira dos filhos. “Tanto João Pedro quanto a Júlia, de 14 anos, gostam de exatas, por eles mesmos. São medalhistas em olimpíadas de matemática, física. Sempre demos todo o apoio”, destacou.

Mas, João Pedro teve uma grande inspiração para querer tirar a maior nota em matemática no Enem: o professor Frederico Torres, mais conhecido como “Fredão”.

“Ele gabaritou a prova de matemática e sempre achei isso legal. Ele era minha inspiração no Enem. Eu, basicamente, queria repetir esse feito dele. Quando soube, ele me parabenizou e ficou super feliz”, contou João Pedro.

O professor Frederico fez o Enem seis vezes até conseguir gabaritar a prova de matemática, em 2020. Após tantas tentativas, sem êxito, ele virou meme e ficou conhecido como “o 44 de 45”, fazendo referência a quantidade de questões da prova.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!