Banda Legião Urbana no Teatro Nacional de Brasília — Foto: Livro Pós-New Brasília
Com fotos de personagens icônicos da música brasileira, o livro "Pós-New Brasília", dos fotógrafos Nick Elmoor e Ricardo Junqueira, resgatam um momento ímpar do cenário musical da capital: a década de 1980.
A obra traz imagens de bastidores de bandas de rock que nasceram em Brasília e ganharam o país, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Arte no Escuro, Escola de Escândalos, entre outros. "Os anos 80 foram determinantes na história da cidade, assim como foram determinantes nas nossas trajetórias profissionais", conta Nick.
Deise e Marco na frente do letreiro interno da Casa da Banha, no Radio Center — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação
Para conseguir imprimir o livro, os fotógrafos criaram uma campanha de financiamento coletivo pela internet. A iniciativa começa na sexta-feira (13) e vai até 31 de dezembro, período em que a obra estará em pré-venda.
Por trás das lentes
As imagens capturadas pelas lentes da dupla são registros do período em que eles trabalharam na agência de fotografias Pós-New, no mesmo prédio da Asa Norte onde também ficavam os principais estúdios de gravação da caítal.
Nick disse ao G1 que os registros dos artistas foram "feitos sem muita pretensão" e que "apesar de clicar desde os doze anos, naquela época encarava a fotografia somente como uma coisa de memória pessoal".
Foto de divulgação da banda Escola de Escândalos — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação
Para o fotógrafo, o material, além de contar as histórias dos artistas, também é um registro do começo da própria carreira dele e do colega Ricardo Junqueira. "Nesses milhares de negativos estão as nossas trajetórias", comenta.
Já para Ricardo, o material é como um "álbum de família". "O livro é um registro da minha juventude, início da vida adulta, com as fotos dos amigos, na época não eram ícones", explica.
"A ideia de juntar isso em um livro é de poder compartilhar este momento com quem estava lá e com quem não viveu aquela época, que foi tão rica", completa.
Dos negativos ao livro
Foto do Renato Russo — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação
Mais de 30 anos se passaram desde que a dupla fez os registros. De lá para cá, algumas imagens foram usadas pelos artistas e outras ficaram guardadas ainda no formato de negativo.
"A gente nunca olhou para o arquivo como uma coisa comercial, afinal é a nossa vida, ou melhor, o começo de nossas vidas profissionais", explica Nick.
Em 2009, os dois fotógrafos se encontraram e a ideia de fazer o livro ganhou força como uma alternativa para celebrar os 50 anos de Brasília. No entanto, naquele ano, Nick Elmoor foi diagnosticado com um tumor e o projeto foi deixado de lado.
"Eu estava doente com um tumor grande e fiquei um ano enrolado com cirurgias, quimioterapia e radioterapia e o assunto foi sendo esquecido", diz.
Pedro Ribeiro, irmão do Bi Ribeiro (Paralamas), nessa época Pedro era um dos empresários da Plebe Rude — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação
Neste ano, decidiram retomar o projeto. "O Ricardo me ligou de Lisboa e disse que não poderíamos mais ficar escondendo isso do mundo."
"Conversamos e chegamos ao acordo de fazer um livro exatamente com a pegada e a proposta 'punk' dos anos 80, onde todo mundo ajudaria", completa.
Apesar da distância, com Ricardo morando em Portugal e Nick em Brasília, o livro ganhou forma graças ao esforço de seis amigos e familiares dos dois fotógrafos. Segundo os profissionais, o próximo passo é conseguir atingir a meta do financiamento coletivo.
"Acho que o que nos fez voltar à carga e, desta vez, com mais certeza, foi o fato de ter visto alguns projetos avançarem, de ter visto que era possível fazer com o crowdfunding e afinal acho mesmo que as coisas avançam na hora certa", diz Ricardo.
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho.
VÍDEOS: G1 Ouviu, seu guia com lançamentos de músicas
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.