Por G1 DF e TV Globo


PF investiga propina a executivos do BRB e prejuízo em fundos de pensão — Foto: Reprodução/JN

Por dois votos a um, os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negaram, na terça-feira (26), os pedidos de habeas corpus de cinco investigados na operação que apura um suposto esquema de corrupção no Banco de Brasília (BRB). Entre os que devem voltar à prisão, estão os ex-diretores da instituição Ricardo Leal e Vasco Cunha.

A decisão será cumprida quando o acórdão for publicado, e o juiz da primeira instância receber o comunicado para prender os dois suspeitos novamente. Ricardo Leal estava em prisão domiciliar. Já Vasco Cunha foi liberado uma semana após a detenção, no mês passado.

O TRF também derrubou a decisão que mantinha em liberdade o empresário Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho. Por causa desse documento, ele não chegou a ser preso durante a operação Circus Maximus, em 29 de janeiro. Mas, agora, a Justiça mandou que ele seja levado para a prisão.

Os empresários Felipe Bedran Calil e Henrique Domingues Neto também tiveram os pedidos de soltura negados.

À reportagem, a defesa de Henrique Neto, e dos ex-diretores Ricardo Leal e Vasco Cunha disseram que vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O G1 tenta contato com os advogados de Felipe Bedran e Paulo Renato Figueiredo.

Operação Circus Maximus

A operação Circus Maximus tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa instalada no BRB desde 2014.

A Polícia Federal apura suposto pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do Banco de Brasília (BRB) em troca de investimentos em projetos como o do extinto Trump Hotel, no Rio de Janeiro, atualmente LSH Lifestyle.

Empresários e agentes financeiros autônomos são suspeitos de cometer crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro, gestão temerária, entre outros.

Por nota, o BRB disse que "adotará todas as medidas judiciais cabíveis visando preservar o banco e suas empresas controladas".

Veja mais notícias sobre a região no G1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!