Ilustração do VHS 1256 b — Foto: NASA, ESA, CSA, Joseph Olmsted (STScI)
Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Arizona utilizou dados do telescópio espacial James Webb, da Nasa, para identificar um planeta fora do sistema solar (exoplaneta) que tem nuvens arenosas (formadas por silicato), presença de água (e outros elementos) na atmosfera e que orbita dois sóis.
A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (20) pela Nasa. Veja os destaques:
- Planeta foi chamado de VHS 1256 b e está a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra;
- Ele orbita duas estrelas (dois sóis) durante um período de 10.000 anos;
- Além de água, equipe também achou metano, monóxido e dióxido de carbono na atmosfera do planeta. O conjunto representa o maior número de moléculas já identificadas em um planeta fora do sistema solar;
- O VHS 1256 b é agora considerado como o objeto planetário com a maior variabilidade já conhecida, por causa da constante movimentação e mistura da atmosfera do planeta durante seu dia de 22 horas;
- O exoplaneta tem baixa gravidade, o que significa que suas nuvens de silicato podem aparecer e permanecer mais altas em sua atmosfera.
Relação com Star Wars?
Mark Hamill como Luke Skywalker em cena de "Os últimos Jedi" — Foto: Divulgação/Disney
O achado divulgado por pesquisadores da Universidade do Arizona fez muitos fãs de ficção científica se lembrarem de Tatooine, que é um planeta fictício importante na saga de filmes Star Wars.
- Ele é o planeta natal de personagens como Luke Skywalker e Anakin Skywalker (que depois se transforma em Darth Vader).
- Assim como o VHS 1256b, Tatooine também orbita duas estrelas, sendo um planeta com clima árido e temperaturas extremas.
- Em Star Wars, Tatooine foi o local onde Luke Skywalker cresceu e ainda palco de eventos cruciais para o desenvolvimento da história como o primeiro encontro entre Luke e Obi-Wan Kenobi.
Na série 'Guerra nas estrelas', Tatooine serve de lar para Luke Skywalker. — Foto: Divulgação
James Webb revela sua versão dos Pilares da Criação, uma das mais famosas estruturas astronômicas