O inventor do bafômetro, Tom Parry Jones, morreu nesta segunda-feira (14) em sua casa no País de Gales, aos 77 anos, segundo informações do site do jornal britânico "The Telegraph". A causa da morte não foi divulgada.
Professor da Universidade de Bangor, Jones desenvolveu em 1974 o método eletrônico que hoje é usado em todo o mundo para detectar o nível de álcool no sangue de motoristas, por meio de uma amostra do hálito.
Um porta-voz da universidade disse que a instituição perdeu um de seus alunos mais ilustres e queridos, que estava sempre disposto a inspirar novas gerações de estudantes.
Jones foi fundador da empresa Lion Laboratories, que fabricava e comercializava o bafômetro globalmente. Mais tarde, a companhia foi vendida para a gigante americana de tecnologia MPD, Inc.
Depois de fechar o negócio, o britânico abriu a empresa para detecção de gás tóxico PPM Technology, em Caernarfon, no norte do País de Gales.
Por seu trabalho com o bafômetro, o inventor chegou a receber o prêmio da Ordem do Império Britânico. Jones ainda mantinha um fundo com seu nome para incentivar jovens a seguir carreira nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia. Ele e alguns de seus alunos criaram o Festival de Ciência de Bangor, que incentiva o empreendedorismo e será realizado pela terceira vez em março.
Jones nasceu na pequena cidade de Menai Bridge, na Ilha de Anglesey, noroeste de Gales. Ele deixa a mulher, Raj Parry Jones.
Para ler mais notícias do G1Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.