Marcílio Marciel, 18 anos, chegou ao local de prova do Enem alguns segundos após os portões fecharem. "Venho de longe, do Bairro João Paulo, foi uma hora e meia até aqui no ônibus. Estava tudo engarrafado", disse.
Ele tenta engenharia e iria fazer o Enem pela primeira vez. "Foi um ano de estudo que foi perdido, mas não vou desistir. Vou tentar de novo no próximo ano e tentar fazer a melhor prova que eu puder amanhã", diz.
Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h, no horário de Brasília. São 8,7 milhões de inscritos para fazer prova neste sábado (8) e domingo (9). O G1 acompanha os dias de prova em todo o país e mostrará a correção dos exames.
Neste sábado, o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões.
Cerca de 570 mil estudantes vão fazer prova no Ceará, segundo o Ministério da Educação.
Cinco instituições de ensino superior do estado vão adotar o Sistema de Seleção Unificação (Sisu) para processo seletivo do primeiro semestre de 2015 (UFC, UFCA, Unilab, IFCE e Uece).