O juiz Emílio de Medeiros Viana, da 15ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, negou nesta sexta-feira (7) pedido do Ministério Publico para proibir que o Ironman ocorresse no mesmo horário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9).
Na decisão, o juiz argumenta que o Ironman havia sido planejado e divulgado há mais de um ano e que apenas depois o Ministério da Educação divulgou as datas do Enem. Diz, que, como é uma prova de âmbito nacional, em qualquer que fosse a data escolhida, “acabaria por ensejar dificuldades com eventos locais, em ou outro ponto do território nacional”.
Ele cita como exemplo o município de São Paulo, onde será realizado no domingo (na mesma data e horário do Enem), o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, evento que movimenta milhares de pessoas e que “em momento algum, contudo, cogitou-se de impedir a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 por conta do Enem". Ele acrescente que não se pode “simplesmente inviabilizar um dos eventos, para privilegiar o outro, sem que haja norma constitucional ou legal que o autorize”.
"A decisão foi fruto de reunião realizada na manhã de hoje, no Ministério Público, onde foram apresentadas as explicações técnicas, entre elas que não haverá interrupção de trânsito em nenhum momento nas vias de acesso aos alunos do Enem, e que o trânsito será compartilhado em todas as etapas da prova", avalia a organização do evento.
O Ministério Público do Estado do Ceará havia pedido na quinta-feira (6), por meio de ação civil pública, pedindo a proibição da realização do Ironman no mesmo horário que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Enem ocorre neste sábado e domingo; e o Ironman, no domingo. O Ironman é a principal competição de triatlo do mundo, e os 50 mais bem colocados ganham vaga para a etapa final do evento, no Havaí.
Na ação, o MP citava o "receio de dano irreparável aos milhares de estudantes inscritos no Enem, em contraste com apenas 1.200 atletas participantes no evento esportivo internacional".
Operação especial
Nesta quarta-feira (5), a AMC divulgou uma operação especial com uma série de alterações no trânsito em Fortaleza para a realização do Enem e da maratona Iroman. Com as mudanças, a AMC recomendou que os alunos cheguem ao local de prova com três horas de antecedência.
As provas do Enem serão realizadas no sábado (8) e domingo (9), quando mais 596 mil estudantes farão provas em diversos locais da cidade. No domingo (9), a capital cearense também sediará pela primeira vez o Ironman Brasil, uma das provas classificatórias para a final do Mundial de Ironman 2015, que ocorre no Havaí (EUA). O Ironman terá cerca de 17h de duração, com início previsto para as 5h30. O Enem tem início previsto para o meio-dia (13h, pelo horário de Brasília).
Bloqueios
A partir de 5h50, os competidores do Ironman já estarão disputando a prova de natação. Depois, seguirão de bicicleta até o município de Pindoretama, na Grande Fortaleza, passando por avenidas como Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Engenheiro Alberto Sá, Engenheiro Santana Júnior e Washington Soares (CE-040).
Entre 6h e 8h30, uma faixa das avenidas Pessoa Anta, Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Engenheiro Alberto Sá, Engenheiro Santana Júnior e Washington Soares ficará reservada para a circulação dos ciclistas e as demais faixas continuarão destinadas ao tráfego de veículos. De 7h20 às 17h, o trânsito também será compartilhado na CE-040 até Pindoretama.
No percurso de volta, uma faixa das avenidas Washington Soares, Engenheiro Santana Júnior, Engenheiro Alberto Sá, Via Expressa, Abolição, Monsenhor Tabosa e Presidente Castelo Branco será mais uma vez destinada aos ciclistas para que possam finalizar o trajeto até o hotel.
Todos os cruzamentos ao longo do trecho da competição estarão bloqueados nos horários determinados, o que exigirá atenção dos motoristas. O acesso a estas vias interditadas deve ser realizado conforme orientação da AMC:
- Acesso às avenidas Beira-Mar e Abolição: Avenida Alberto Nepomuceno ou pela Rua Vicente de Castro.
- Acesso Cidade 2000/Aldeota: Avenida Santos Dumont.
- Acesso Cidade 2000/Cidade dos Funcionários Aldeota: Avenida Sebastião de Abreu.
- Acesso Aldeota/Cidade 2000 Aldeota: Av. Santos Dumont ou Av. Antônio Sales.