A candidata Maria Lúcia Vidal tenta uma vaga em medicina e foi ao local de prova levada pelo pai, Mário Vidal, enfrentando o trânsito para chegar no horário. Os dois se programaram para chegar às 10 horas (horário local), mas chegaram às 11 horas. Neste domingo (8), vão tentar mais cedo ainda por causa do Ironman, prova mundial de triatlo que ocorre em Fortaleza. "Pegamos todas ruas congestionadas, do Centro até aqui. Amanhã deve ser pior por causa da corrida então não podemos correr risco. O jeito é chegar cedinho'', disse Mário Vidal.
Maria Lúcia ressalta que a preparação da prova também envolve o momento de chegada. "O Enem é também uma prova mental. A gente tem que chegar cedo e tranquilo, sem estresse para poder estar calmo no momento do exame'', disse.
Os portões dos locais de prova do Enem já abriram em todo o Brasil e serão fechados às 13h, no horário de Brasília. São 8,7 milhões de inscritos para fazer prova neste sábado (8) e domingo (9). O G1 acompanha os dias de prova em todo o país e mostrará a correção dos exames.
No Ceará, 570 mil candidatos devem fazer as provas, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação. Cinco instituições de ensino superior do estado vão adotar o Sistema de Seleção Unificação (Sisu) para processo seletivo do primeiro semestre de 2015 (UFC, UFCA, Unilab, IFCE e Uece).