Professores de três universidades do Ceará - Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) - paralisaram as atividades nesta quarta-feira (14). De acordo com com a Associação do Docentes da UFC (ADUFC), todos os cursos deveriam paralisar as atividades, mas ocorreram aulas de algumas disciplinas a critério do professor.
Uma assembleia geral, com a participação de cerca de 200 professores, foi realizada na manhã desta quarta-feira no auditório da reitoria da UFC, no Bairro Benfica, onde ficou decidido a desfiliação da ADUFC da Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). Durante a assembleia não foi votado nenhum indicativo de greve.
Os professores reclamam da precarização da carreira, como a desestruturação da carreira, quebra da autonomia universitária da necessidade de contratação de mais profissionais. Eles também reivindicam melhores condições de trabalho, valorização profissional e reajuste salarial.