06/11/2013 18h11 - Atualizado em 06/11/2013 18h11

Professores e alunos da Uece fazem protesto na sede do governo do CE

Grupo reivindica melhorias na universidade e contratação de professores.
Trânsito foi fechado e Palácio da Abolição tem segurança reforçada.

Do G1 CE

Cerca de 1.500 pessoas realizam um protesto na tarde desta quarta-feira em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, reivindicando contratação de mais professores e melhorias na infraestrutura da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A maior parte dos manifestantes é de professores e alunos da instituição, que estão em greve desde a semana passada. Eles se concentraram na Praça da Imprensa, no Bairro Dionísio Torres, e caminharam em direção ao Palácio da Abolição.

O trânsito foi bloqueado para veículos na Avenida da Abolição e na Rua Deputado Moreira da Rocha. Soldados da Polícia Militar, Choque e Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate) fazem o isolamento da área, com apoio de barras de contenção.

Greve
Os professores pararam as atividades da Uece 29 de outubro; antes disso, parte dos alunos já deixado de frequentar as aulas em protesto por melhoria nos campi da universidade. Segundo o professor Geovani Facó, que faz parte do movimento grevista, o campus do Itaperi, que era o único que ainda realizava atividades, deve parar as aulas a partir desta terça-feira. “Como a decisão não foi unânime, é possível que professores de alguns cursos ainda deem aula nos próximos dias, mas a decisão tomada em assembleia é paralisação total”, diz.

Nesta terça-feira (5), professores da Universidade Regional do Cariri, também paralisaram as atividades reivindicando contratação de mais professores e melhorias na infraestrutura. Um grupo de professores do Cariri participa do protesto em Fortaleza.

A assessoria do governo informou que o governador do Ceará, Cid Gomes, está em Brasília e não negocia com servidores em greve. Apesar da situação, os docentes devem ser recebido pelo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Renê Barreira.

tópicos:
veja também