01/03/2013 20h21 - Atualizado em 01/03/2013 20h53

Unilab vai ter curso de medicina e hospital em Redenção, no Ceará

Novo curso e hospital foram anunciados na tarde desta sexta-feira (1°).
Unilab entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula.

Do G1 CE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, no Ceará. (Foto: Rodolfo Stuckert/Instituto Lula)O ex-presidente Lula recebe título de Doutor Honoris
Causa pela Unilab, em Redenção, no Ceará. (Foto:
Rodolfo Stuckert/Instituto Lula)

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município cearense de Redenção, Paulo Speller, anunciou que assinou uma portaria para criação do curso de medicina na instituição. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta sexta-feira (1°).

O governador Cid Gomes, que também participou da cerimônia em Redenção, comemorou a notícia e afirmou que vai iniciar um projeto junto à Secretaria de Saúde do Estado, para a construção de um Hospital Regional Universitário no município, a 68 km de Fortaleza

Professores e estudantes universitários acompanhavam a solenidade  e aplaudiram os anúncios. A Unilab foi instituída em 20 de julho de 2010 pela Lei n° 12.289. A universidade recebe alunos brasileiros e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) – Angola, Cabo Verde, Guné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe -, e do Timor-Leste.

Durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, convidou o reitor da Unilab para ser o titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e pediu que ele ajudasse na escolha do próximo reitor da universidade.O primeiro título de Doutor Honoris Causa pela Unilab foi entregue para o ex-presidente Lula.

A rotina da Unilab foi alterada com a visita do ex-presidente Lula e da comitiva do governo federal. Dois telões foram instalados em salas da instituição para professores e alunos acompanhassem a cerimônia que foi realizada no pátio da universidade. Moradores de Redenção também ficaram na frente da Unilab com faixas para ver o ex-presidente.

Homenagem
Lula deixou Fortaleza no início da tarde Fortaleza e foi com o governador Cid Gomes e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para a cidade de Acarape, a 61 quilômetros da capital, onde almoçou com alunos em um dos campus da Unilab. De lá, ele seguiu para o campus de Redenção, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela universidade.

Na cerimônia, Lula falou que fazer política não se aprende na universidade. "A política é uma arte. Você não aprende a jogar futebol e a fazer política em uma universidade. Política é uma coisa sagrada, é uma química entre os seres humanos".

O presidente foi muito aplaudido pelos estudantes na plateia e, se dirigindo a eles, disse que "se eu cheguei a ser presidente e a fazer coisas que há séculos e séculos não eram feitas no país, vocês também podem fazer o que quiserem" (...) "Quando vocês acharem que todos os políticos não prestam, ainda assim não desistam da política", disse Lula.

veja também