Pai e filho organizam chegada de papai noel de jangada no litoral de Fortaleza.
O trenó voando pelo céu sai de cena e entra uma jangada navegando no mar. Ou até um ônibus todo iluminado, cheio de pisca-piscas com o ‘Bom Velhinho’ no volante. As redes, itens amados pelos cearenses, também dão forma a árvores de natal plantadas em duas das principais praças da cidade. O cotidiano e os elementos regionais do Ceará se misturam com o clima natalino para dar “uma cara mais cearense” ao período festivo universal.
Há oito anos, a chegada do papai noel na Vila do Mar, no litoral de Fortaleza, quebra o protocolo da discrição. Sem chaminé, nem presentes embaixo da árvore, uma jangada traz o papai noel para distribuir os presentes para as crianças que moram na região.
A ideia surgiu após um comentário espontâneo de uma criança feito ao coordenador de projetos sociais popularmente conhecido como Pimenta Peper, que possuía uma lanchonete à época.
LEIA TAMBÉM:
Em todo fim de expediente, ele e a esposa distribuíam lanches para as crianças da região da Barra do Ceará, em Fortaleza, para evitar o desperdício de alimentos. “E nessa distribuição, uma criança da nossa comunidade falou ‘Peper, nesse ano o papai noel vem?’. Aí eu falei: ‘Por quê? O papai noel não vem aqui não?’. E ela respondeu ‘Não, ele só passa de carro, dando tchau. Eu não conheço o papai noel, eu queria conhecer de perto e eu nunca ganhei presente do papai Noel”, lembrou o organizador da chegada do papai noel de Jangada.
Papai Noel da Barra do Ceará há 5 anos chega de jangada para fazer a entrega dos presentes. — Foto: Arquivo pessoal
“Ali meu olho começou a encher de lágrimas e falei: ‘Mas esse ano o papai noel vem’”, destacou o organizador. Então, desde 2016, ele organiza o evento e a distribuição dos presentes. O trabalho, inclusive, é feito em família, pois quem veste a fantasia do ‘Bom Velhinho’ é o filho dele, Tom Pimenta.
A escolha da jangada fez referência à comunidade que mora na região litorânea, cheia de pescadores e jangadeiros. Ele estava em um almoço a convite dos pescadores quando veio a ideia.
“Conversa vem, conversa vai, eu falei que tinha de trazer o papai noel. Aí eu olhei pra jangada, olhei pro mar e pensei ‘Quem sabe a gente não pode trazer o papai noel de jangada? Porque além de realizar o sonho das nossas crianças aqui, que não veem o papai noel aqui na nossa comunidade, a gente pode fazer uma homenagem a vocês”, lembrou Peper sobre a conversa com os pescadores.
Desde então, a jangada levando o papai noel sai do Rio Ceará, próximo ao local em que o rio se encontra com o mar — tradicional ponto turístico de Fortaleza — e navega até o trecho do litoral fortalezense conhecido como Vila do Mar.
Papai noel motorista de ônibus
Ônibus decorado para o Natal e motorista vestido de Papai Noel chamam atenção em Fortaleza
Mas se engana quem pensa que no Ceará o papai noel só anda de jangada no mar. Ele também circula pelas ruas de Fortaleza iluminando o caminho de quem sobe no ônibus pilotado por ele.
Para circular na cidade, o papai noel trocou o trenó por um ônibus enfeitado com luzes e pisca-piscas. O veículo que chama a atenção por onde passa é dirigido por Francisco Xavier Ferreira Júnior, 54 anos, que, para entrar ainda mais no clima de Natal, troca o uniforme da empresa pela fantasia.
A ideia surgiu três anos atrás, quando a empresa em que ele trabalha decidiu enfeitar um ônibus no período natalino. Então, Júnior se voluntariou para se fantasiar de papai noel para dirigir e receber os passageiros de uma forma diferente.
“Eu gosto muito de ver as crianças felizes, os passageiros. Eu me sinto muito grato. Só em receber a alegria das crianças e dos passageiros, eu já fico feliz”, declarou o motorista de ônibus que há 11 anos trabalha em uma das empresas do transporte público de Fortaleza — e há três, faz a “dupla função” de papai noel.
Motorista se fantasia de Papai Noel e dirige ônibus com decoração natalina, em Fortaleza — Foto: Arquivo pessoal
A ideia deu tão certo que, desde então, Júnior já foi chamado para ser o papai noel em outros momentos promovidos pela empresa, e também para levar crianças ao Natal de Luz do Ceará, na Praça do Ferreira (onde há uma árvore de natal feita de redes), Centro de Fortaleza.
Porém, como em Fortaleza não faz o mesmo clima frio do Polo Norte, Júnior não consegue passar todo o expediente fantasiado de papai noel. “Eu me visto de papai noel quando o sol começa a esfriar. 5h30 da tarde, mais ou menos”, explicou o motorista.
O calor, no entanto, é só um detalhe nas viagens iluminadas pelas tradicionais luzes natalinas. Para Júnior, a recepção dos passageiros é o que, de fato, aquece. “Cada vez mais eu me sinto melhor, com mais elogios, muito carinhos”, disse Júnior.
“Quando eu entro no terminal [de ônibus], já é todo mundo filmando e batendo foto. E eu aceno pra todo mundo. Se eu pudesse, eu parava e descia e abraçava todo mundo, sabe?! É muito legal. É emocionante mesmo”, complementou o motorista.
Árvores de redes celebram identidade e cultura cearense
Designer Pablyto Leivio fala sobre criação das árvores de redes, no CE
Até no Natal, o cearense deu um jeito de incluir a boa e velha rede. Há quase três décadas, as árvores de Natal da Praça Portugal e da Praça do Ferreira, pontos importantes para o turismo e economia da de Fortaleza, são formadas por redes brancas e iluminadas.
As árvores são projetadas há 17 anos pela arquiteta Denise Bringel e pelo designer Pablyto Leivio. O tema desta 28ª edição é o “Natal da Cearensidade”.
A árvore da Praça do Ferreira é composta por 192 redes. Já a da Praça Portugal, por 208.
A árvore da Praça Portugal, por exemplo, com seus 36 metros em pleno coração da Aldeota, contará com oito painéis natalinos ao seu redor, explorando o mote "Se o Menino Jesus aqui fosse nascido".
As ilustrações, criadas pelo artista homenageado deste ano, Mino Castelo Branco, expressam a fé, paisagens e a essência da cultura cearense, proporcionando uma experiência visual que exalta a tradição e identidade locais.
Árvore de natal feita de redes em Fortaleza. — Foto: Dégagé/Divulgação
"Os traços de Mino na árvore da Praça Portugal representam o que o Ceará tem de mais autêntico e precioso, pois o legado deste grande artista está profundamente ligado ao nosso jeito de ser. Destacar o homenageado deste grande símbolo da cidade é mais do que uma celebração ao seu talento; é também uma forma de enaltecer nossas raízes e nossa identidade, fazendo florescer a gratidão por alguém que sempre retratou nossa terra com tanta sensibilidade e carinho”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza — entidade que promove o Natal de Luz.
Tanto a árvore de Natal da Praça Portugal quanto a localizada na Praça do Ferreira, que mede 25 metros de altura, destacam-se pelo simbolismo que carregam.
O Natal de Luz, festa realizada na Praça do Ferreira, já é ação tradicional e afetiva para muitos fortalezenses e turistas. Todos os anos, milhares de pessoas se emocionam com a árvore feita de rede, o papai noel e com o coral de crianças que sempre se apresenta.
"São memórias afetivas para o Natal não passar em branco. O Natal é uma data muito especial", disse Larissa Silveira, que acompanhou a abertura da festividade (veja o vídeo abaixo).
Cearenses usam símbolos do estado para caracterizar enfeites de Natal