19/09/2016 11h25 - Atualizado em 19/09/2016 11h27

Compacto da Chevrolet 'zera' em teste de colisão

Chevrolet Spark GT é vendido sem airbags no México e na Colômbia.
Versão europeia tem 6 airbags e recebeu 4 estrelas em 2009.

Do G1, em São Paulo

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado de uma nova rodada de testes de colisão de veículos.

 

Desta vez, o único veículo avaliado foi o Chevrolet Spark GT, um compacto de entrada bastante popular no México e na Colômbia, que conseguiu ficar com zero estrela, tanto em segurança para adultos, como para crianças.

Diferentemente do Brasil, a legislação destes países não exige airbags e itens básicos de segurança.

O Spark GT é fabricado na Índia, e a versão vendida na Europa com 6 airbags recebeu 4 estrelas em 2009.

"É inaceitável que o modelo Spark GT na versão europeia, que inclui airbags, seja oferecido por um valor similar ao da versão básica para América Latina, que não conta com airbags", afirmou em nota Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

"Como uma marca global que oferece bons níveis de segurança para outras regiões deve demonstrar que todos os consumidores, independentemente do local de residência, têm a mesma importância inclusive quando se trata de segurança", completou María Fernanda Rodríguez, presidente da entidade.

O Latin NCap sempre testa as versões mais básicas de um modelo vendido na América Latina. A Chevrolet não tem planos de vender o Spark GT no Brasil.

Chevrolet Spark GT é vendido sem airbags no México e na Colômbia (Foto: Divulgação)Chevrolet Spark GT é vendido sem airbags no México e na Colômbia (Foto: Divulgação)

Notas menores
Desde o começo de 2016, os veículos testados passaram a receber notas menores, porque as exigências auementaram. O Fiat Palio  e o Peugeot 208 foram de 4 para apenas 1 estrela na segurança de adultos.

Já a Ford Ranger alcançou 3 estrelas porque não vem com o controle de tração e estabilidade em todas as versões na América Latina - no Brasil o item é de série em todos os modelos.

Novo protocolo
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015, mas se tornou padrão no Latin NCap neste ano. Agora, ele inclui também bonecos crianças e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testará o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Carregando...

Shopping
    busca de produtoscompare preços de