O FiatPalio recebeu apenas 1 estrela de proteção para adultos, de um total de 5 estrelas, em teste de colisão realizado pelo Latin NCap, informou a entidade nesta quarta-feira (3).
No caso da segurança para crianças, o modelo ganhou 3 estrelas. A avaliação fez parte de nova fase do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe, que utiliza novos parâmetros desde o início de 2016.
De acordo com o Latin NCap, com os critérios mais rígidos da nova avaliação, que também faz impactos laterias, o carro perdeu pontos em relação aos testes de 2014 e 2015, quando recebeu 4 estrelas para ocupantes adultos e 3 estrelas para as crianças.
O modelo, que é produzido no Brasil e na Argentina, conta com dois airbags frontais, mas a falta de airbags laterais deixa o carro com baixa proteção para impactos deste tipo, disse a entidade.
No entanto, o Latin NCap afirmou que o Palio possui "uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes".
Mesmo assim, a baixa qualificação ocorreu pelo registro de impactos no peito dos bonecos utilizados nos testes.
Novo protocolo
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.
Esse tipo de teste era opcional até 2015, mas se tornou padrão no Latin NCap neste ano. Agora, ele inclui também bonecos crianças e seus devidos suportes.
Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.
Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testará o impacto lateral, dando um resultado total de zero.
Chinês zera
Além do Palio, o chinês BYD F0 também foi avaliado nesta nova bateria de testes do Latin NCap. O modelo é vendido em alguns mercados da América Latina, mas não no Brasil, e recebeu nenhuma estrela para a proteção de adultos e apenas 1 estrela para crianças.
De acordo com a entidade, a versão avaliada é a mais básica e não contém airbags.