O Bem Estar desta quarta-feira (23) tem uma pergunta para te fazer: qual é o animal que mais mata no mundo? Tubarão, escorpião, mosquito ou cobra?
Doutor Caio Rosenthal, médico infectologista e consultor do Bem Estar, e a médica entomologista Rafaela Bruno revelam: é o mosquito.
Segundo levantamento da Fundação Bill e Melinda Gates, o mosquito fica em primeiro lugar e, em segundo, ficam os humanos. Isso acontece porque os mosquitos, muito mais do que incomodar e causar picadas, são transmissores de muitas doenças, muitas delas sem vacina, nem tratamento.
Mas será que é possível um mundo sem mosquitos? Exterminar todos eles seria bom ou eles servem para alguma coisa? Acabar com os mosquitos é impossível, mas o que é possível é evitá-los e garantir um equilíbrio de sua população, pois os mosquitos são alimentos de outras espécies, como répteis e anfíbios. O problema é que nós invadimos as áreas verdes e produzimos lixo e recipientes que se tornaram seus habitats, permitindo a reprodução em massa pela oferta de alimento e de locais para reprodução.
No calor, os mosquitos fazem a festa. Borrachudo, pernilongo, pólvora, mas será que eles são todos iguais? E o que será que os atrai? Veja as respostas no vídeo.
O que fazer para acabar com os mosquitos? Ou diminuir a população deles? Uma das soluções são os mosquitos transgênicos, veja na reportagem como isso funciona.
Os repelentes funcionam bem, desde que aplicados corretamente. Veja no vídeo como eles agem e a forma de aplicar.
Um outro vírus procupante, que provocou um surto em Goiás, é o Mayaro. Existe a suspeita de que o Mayaro também possa ser transmitido pelo Aedes Aegypti. Veja a reportagem.