O Bem Estar desta quinta-feira (26) seguiu com um dos assuntos abordados no programa anterior, e que gerou muitas perguntas dos internautas: a saúde capilar. A dermatologista Márcia Purceli voltou ao estúdio, que teve também a presença da pediatra Ana Escobar, consultora do programa.
Márcia preparou um desafio com mitos e verdades sobre os cabelos, baseado em crenças e hábitos populares, e explicou com fundamentos o que acontece. Nós preparamos as perguntas também numa versão para a internet. O arquivo abaixo está em flash; caso você não consiga abrir, há uma versão em jpeg no fim do texto.
A médica ainda deu mais dicas. Na alimentação, pepino, cenoura, frutas vermelhas, carne branca e leite dão os nutrientes que o corpo precisa para deixar os cabelos fortes. Uma receita caseira também ajuda a mantê-los bonitos e hidratados:
-200 ml de iogurte natural
- 2 colheres de chá de vinagre
- Um pedaço de mamão ou uma ampola de vitamina A
Misture bem, massageie na cabeça por 15 minutos, deixe no cabelo por 10 minutos e enxágue.
Crianças centenárias
Na outra parte do programa, nossa consultora Ana Escobar apresentou o projeto Crianças Centenárias, feito por pediatras da Faculdade de Medicina de São Paulo. Eles acompanham a rotina de duas mil crianças do berço até a idade escolar, com o objetivo de que elas tenham uma vida longa – quem sabe até os cem anos – e com muita qualidade.
Os médicos conversam com as mães e escutam detalhes sobre a vida das crianças. Eles perguntam sobre o histórico familiar, o parto e os primeiros meses de vida do bebê. Nascer com menos de 2,5 kg, como foi o caso da pequena Olívia, pode afetar a saúde no futuro.
Eles também vão às casas das crianças para conferir como está a alimentação. Os pais precisam insistir para que as crianças comam frutas e verduras desde pequenas. Outros detalhes também podem fazer diferença: diminuir a quantidade de achocolatado no leite, usar margarina, em vez de manteiga, e cozinhar a carne, em vez de fritar, por exemplo.
Segundo Ana, qualquer um pode chegar aos cem, basta seguir algumas regrinhas básicas. A primeira delas é a alimentação balanceada. O desejável é equilibrar o consumo de legumes (raízes), folhas, carboidratos (arroz, batata, pão), carne magra e uma fruta por dia, pelo menos. Dentre os cuidados, é preciso comer bem, praticar atividades físicas e não fumar.
Acompanhamento médico também é importante. Procure saber que problemas de saúde seus antepassados tiveram, pois muitos são hereditários. Se tiver um avô ou um tio diabético, por exemplo, meça seus níveis de glicose desde pequeno(a). Caso já tenha alguma doença crônica, mantenha-a sempre sob controle, dentro dos limites aceitáveis.
E a última regra talvez seja a mais importante: tenha prazeres. Curta a vida e se divirta, mesmo que isso signifique ter que burlar a primeira regra de vez em quando.
Pensando Leve
No Pensando Leve deste programa, mostramos que o advogado Alexandre Berthe não para de perder peso desde que fez a cirurgia de redução do estômago. Ele já está com 92 kg, menos que o médico esperava para esta época.
Só que Alexandre tem um desafio e tanto pela frente: resistir à cidade dos pecados. Ele vai a Las Vegas, nos EUA – cinco dias a trabalho e três de férias. Lá, o jogo é legalizado, e há muitas tentações – a bebida por exemplo. Além disso, o país é a terra do “fast food”. Será que o advogado consegue manter a dieta?
Mitos e verdades sobre cabelos (versão jpeg)