Blog da Doutora Ana Escobar

Por Ana Escobar

Médica pediatra e professora na Faculdade de Medicina da USP


200 patinetes começam a operar nos bairros São Dimas, Vila Adyanna, Jardim Esplanada e Jardim Aquarius. — Foto: Divulgação/ PMSJC

Perder horas de um dia no trânsito enerva qualquer um. Semáforos que não abrem, o ar poluído e imundo que entra pelas janelas não nos dando outra alternativa para respirar, um barulho insuportável ao redor; tudo isso dá estresse e faz mal para a saúde. Sentimo-nos aprisionados no caminho para algum lugar.

De repente, passa ao lado – rapidamente- uma pessoa tranquila, em cima de um patinete, ganhando o espaço tão desejado e economizando um dos bens mais preciosos neste mundo de hoje: tempo.

Nem esforço físico precisa fazer: basta apertar o botãozinho e se equilibrar nas duas rodinhas que podem se deslocar a 6 ou 20 km/ hora.

O uso dos patinetes elétricos nas grandes cidades é uma das saídas inteligentes e deliciosas para maior mobilidade urbana. Os deslocamentos ficam mais prazerosos, rápidos, como uma “brincadeira” de criança. O melhor de tudo é que nem precisamos nos preocupar em estacionar: basta deixar na calçada para o próximo.

Mas nem tudo são alegrias. Estes incríveis patinetes também podem causar acidentes e por isso há que se ter cuidados. Tombos, escoriações, fraturas, hematomas ou acidentes mais graves, envolvendo outras pessoas, já estão se tornando mais frequentes com o maior uso dos patinetes. Vamos a algumas dicas para usufrui-los com segurança:

  1. Use sempre o capacete. Boa parte dos usuários o utilizam com frequência. Por isso, vale ter um capacete à mão – o que não é tão difícil assim- para proteger seu cérebro e sua inteligência que são, na verdade, seus bens mais preciosos.
  2. Ande pelas ciclo faixas. São os locais mais seguros para os patinetes. Evite andar nas ruas e nas calçadas. Nem motoristas nem pedestres estão acostumados com patinetes e acidentes envolvendo outras pessoas- crianças, principalmente- podem ser muito perigosos. Você pode machucar seriamente outra pessoa.
  3. Ande devagar. Use o bom senso e a velocidade adequada para o momento e o local onde você estiver. Cuidado com as ladeiras, principalmente se o chão estiver molhado.
  4. Respeite a direção do tráfego. Nem motoristas nem pedestres olham para o lado que supostamente não tem carro para cruzar ou virar. A rua e a calçada têm regras. Não é porque você está em um patinete que está livre para andar por onde bem entender.
  5. Pais: cuidado com as crianças em patinetes. É muito gostoso, mas fiquem de olho. Coloquem SEMPRE capacete nos seus filhos e ensinem-lhes a conviver com respeito nos espaços urbanos.

Soluções inovadoras são sempre bem-vindas. Agora, depende de nós as utilizarmos com cidadania, respeitando os direitos de bem-estar e de saúde das pessoas que estão à nossa volta, em qualquer espaço compartilhado. Só assim todos ganhamos. Só assim evoluímos como pessoas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!