Nanda Costa e Lan Lanh escolhem o Solar do Unhão como local preferido de Salvador
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
A atriz Nanda Costa, de 37 anos, escolheu, ao lado da esposa e musicista Lan Lanh, de 55 anos, o Solar do Unhão, no Comércio, como lugar predileto da capital baiana [assista ao vídeo acima].
As artistas são mães das gêmeas Kim e Tiê, de 2 anos. Elas celebraram uma década de relacionamento no último dia do Festival de Verão 2024, e foram as rainhas do bloco Os Mascarados no carnaval de Salvador de 2024.
Artistas Lan Lanh e Nanda Costa são eleitas rainhas do bloco Os Mascarados de Salvador — Foto: Shai Andrade
Soteropolitana, Lan Lanh é conhecida por trabalho como percussionista, compositora e vocalista. Ela já colaborou com nomes de peso da música baiana e brasileira, como Maria Bethânia, Nando Reis e Cássia Eller. A musicista também escreve e canta com a esposa Nanda Costa. Juntas, elas concorreram na categoria Melhor Canção de Língua Portuguesa com a composição "Aponte" no Grammy Latino de 2018.
LEIA TAMBÉM
- #MeuLugarFavorito: Edvana Carvalho aponta o Pelourinho, no Centro Histórico, como local predileto em Salvador
- Esquecido nos roteiros de turismo, subúrbio de Salvador tem praias, espaços culturais e de gastronomia; conheça locais
- Salvador do futuro: aumento do nível do mar pode causar desaparecimento de pontos importantes da cidade
Nanda Costa e Lan Lanh completam 10 anos de casamento em 2024 — Foto: Redes sociais
Nanda Costa é carioca, e atua em séries e filmes. Na televisão, interpretou personagens icônicas como Morena, na novela Salve Jorge, em 2012, e Érica, na novela Amor de Mãe, em 2019, ambas na tela da TV Globo.
A atriz divide o amor pela Bahia com a companheira, e, recentemente, o casal comemorou a compra de apartamento em Salvador.
Para Nanda, definir uma lugar preferido na capital baiana não é uma tarefa fácil.
“Difícil escolher um lugar só, acho que Salvador é um estado de espírito”, disse.
Nanda e Lan Lanh se dizem apaixonadas pela cidade e listaram alguns dos passeios que gostam de fazer pela capital baiana: banho de mar no Porto da Barra, subir a ladeira do Curuzu, tomar sorvete na Ribeira e acompanhar os ensaios dos blocos afros nos circuitos percussivos da cidade.
Lan Lanh elogiou a baianidade da companheira na conversa:
“Está quase ganhando passaporte baiano essa daqui", brincou.
Ao escolher o Solar do Unhão como lugar preferido em Salvador , Nanda Costa ainda exaltou o pôr do sol no local, considerado um cartão-postal soteropolitano.
MAM, no Solar do Unhão. — Foto: TV Bahia
O conjunto arquitetônico fica localizado às margens da Baía de Todos-os-Santos, é onde está o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O Solar do Unhão foi construído entre o século XVI e XVII.
Restauração do Solar do Unhão; projeto de Lina Bo Bardi em Salvador — Foto: Acervo/Instituto Lina Bo Bardi
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, o local passou por um processo de restauração, feito por Lina Bo Bardi, para receber exposições de obras de arte e eventos culturais da cidade.
Lina Bo Bardi no Solar do Unhão, em Salvador — Foto: Acervo/Instituto Lina Bo Bardi
A área externa têm esculturas de artistas contemporâneos, como os baianos Caribé e Mário Cravo. Já o acervo interno conta com quadros de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.
O espaço também tem uma praia, que tem entre as características mais marcantes as pedras as margens do mar. O local permite banho em águas calmas e com a possibilidade de travessias de barco até a Gamboa de Baixo, local em que é possível encontrar restaurantes com opções de pratos típicos.
Vista da comunidade do Solar do Unhão para a Baía de Todos-os-Santos — Foto: Lílian Marques/ G1
No ponto turístico acontecem shows e eventos aos finais de semana, como o JAM no MAM, projeto de jazz e musicalidade baiana, que acontece durante o pôr do sol citado por Nanda Costa .
Pôr-do-sol no Solar do Unhão durante o JAM no MAM — Foto: Divulgação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.