Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) — Foto: Carlos Alberto Jr/Arquivo G1
As inscrições estão abertas para dois processos de seleção lançados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) no segmento da Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor). As 500 vagas serão ofertadas para professores.
As vagas são voltadas aos educadores da rede pública, para integrarem aos cursos como alunos ou tutores. Serão realizados: Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma 100% online.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online até o dia 15 de setembro, através de preenchimento de formulário.
Os cursos são voltados ao nível de aperfeiçoamento para licenciados nas áreas curriculares da Educação Básica ou pedagogos em função nas escolas públicas.
Das vagas, 20 são reservadas para a vagas de tutor e 150 são reservadas a servidores do Ifap. Os candidatos interessados devem apresentar os seguintes requisitos, sendo:
- Graduação completa em Pedagogia ou Licenciatura nas áreas curriculares da Educação Básica;
- Estar em pleno exercício de sua função de docente em escola pública do Estado do Amapá;
- Possuir ou dispor de equipamento e infraestrutura tecnológica, considerando que todas as atividades serão realizadas on-line (computador de mesa desktop, notebook, celular);
- Ter acesso à internet com capacidade suficiente para assistir a vídeos e fazer download (baixar) e upload (enviar) de arquivos em geral;
- Ter disponibilidade de tempo no período do curso.
O curso inicia no dia 21 de setembro com a carga horaria de 180 horas e acontecem durante os sábados pela manhã, das 8h30 às 12h.
O processo é realizado através da Pró-Reitoria de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Proext) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão.