Operação Protetor dos Biomas — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Durante mais uma ação da Operação Protetor dos Biomas, agentes localizaram às margens do Rio Cupixí, em Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá, um garimpo ilegal. A ação aconteceu nesta terça-feira (22).
No local, foram encontrados motores, maracás, canos, ferramentas, baterias, 2000 litros de combustível, materiais de cozinha, motosserra e barracos cobertos de lona. De acordo com a polícia, o material era utilizado para manter o funcionamento do garimpo.
Parte do material apreendido — Foto: Polícia Militar/Divulgação
A ação foi realizada em conjunto com o Batalhão Ambiental e o Batalhão de Policiamento Rural da Polícia Militar (BPRU) que informaram que o material foi apreendido.
Garimpos no Amapá
De acordo com um levantamento divulgado em 19 de fevereiro deste ano, pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), apontam que o garimpo ilegal cresceu cerca 304% em um ano na área que compreende Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
O parque foi criado em 2002 e possui uma área total de 3.864.443 hectares na Amazônia, tornando-o o maior parque nacional do Brasil e um dos maiores do mundo.
A unidade está localizada entre os estados do Amapá e Pará e abrange os municípios amapaenses de Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Já do lado paraense o município de Almeirim é alcançado pelo parque.
O parque é atravessado pelas nascentes de 3 dos maiores rios do Amapá: Araguari, Oiapoque e Jari. A vegetação tropical pode ser vista a grandes distâncias, principalmente por conta do tamanho das árvores.
Leia mais sobre o assunto:
- Garimpos ilegais crescem 304% em um ano dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
- PF destrói maquinários de garimpo ilegal no Parque Nacional do Tumucumaque no Amapá
- Operação da PF mira garimpo ilegal que desmatou 83 campos de futebol perto de terra indígena no AP
- Operação desmonta oito garimpos ilegais em Serra do Navio e Pedra Branca, no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá