Sede da CSA - CEA Equatorial, em Macapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica
É possível mudar o titular que recebe a conta de água de forma gratuita através do site da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), clicando no menu “trocar a titularidade” ou de forma presencial, na unidade física, que está localizada na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, na área Central de Macapá.
A troca de titularidade deve ser solicitada com antecedência em casos de compra de imóveis ou aluguel. O executivo de comunicação da CSA, Cássio Albuquerque, explicou que a cobrança acontece somente a partir do dia em que a pessoa é registrada como titular do imóvel.
“O cliente garante o direito de ser cobrado pelo consumo apenas a partir do dia em que comprou ou alugou o imóvel. Portanto, não pode ser responsabilizado por débitos ou irregularidades na medição anterior à mudança", explica o executivo de Comunicação.
Ainda de acordo com o executivo, deixar a conta de água no nome outra pessoa gera inúmeros problemas, pois é o titular da quem possui contrato com a gestão da unidade consumidora. Uma vez que a conta de energia também é utilizada como um documento requisitado para diversos tipos de cadastros.
Documentos necessários:
Pessoa Física:
- Documento com foto e CPF;
- Documento de vínculo com o imóvel;
- Cartão Social (NIS E PBC), se possuir.
Pessoa Jurídica:
- Documento com foto e CPF do sócio solicitante;
- Contrato ou estatuto social;
- Cartão CNPJ;
- Documento de vínculo com o imóvel;
- Novo titular não pode ter débitos vinculados ao CPF ou CNPJ.
Os pedidos de troca de titularidade também podem ser feitos por um representante. Nesse caso, é necessário incluir o documento com foto e CPF do representante e uma procuração autenticada. Veja mais detalhes sobre a documentação completa no site da CSA