Por g1 AP — Macapá


Veja a variação dos indicadores de mortes em cada estado do Brasil em 2022. — Foto: Bernardo Soares/h1 — Foto: Reprodução/g1

Em 2022, o estado do Amapá registrou (29%) menos assassinatos, é o que informa o índice nacional de homicídios criado pelo g1. O Brasil encerrou o fim do ano passado com 40,8 mil mortes violentas. As informações oficiais são obtidas dos 26 estados e do Distrito Federal. Especialistas avaliam que esse período de queda no país pode estar chegando ao fim.

A drástica queda de assassinatos no estado está relacionada a diminuição de intensas disputas entre facções criminosas, esse mesmo motivo ocasionou um aumento de 19% nos assassinatos em 2019. Além do Amapá, Roraima registrou 14,1% na queda dos assassinatos, na sequência Ceará como terceiro colocado; norte e nordeste lideram a lista na redução de mortes violentas.

Segundo os indicadores, os motivos que levaram a essa diminuição são vários, entre eles, políticas públicas estaduais, mudança nas dinâmicas dos grupos criminosos, mais recursos disponíveis para o setor da segurança pública.

Especialista afirma que o fim do último ano mostra uma nova tendência, 'O crescimento no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 de 6,5%. Ou seja, o que antes vinha como uma queda muito acentuada e marcada, agora, no último trimestre do ano, se transformou em uma subida'. Explica Renato Sérgio, do FBSP.

No ranking dos estados pela taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes, o Amapá aparece em 13º lugar.

Índice nacional de homicídios

A ferramenta criada pelo g1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Brasil

Em todo o país, o número de assassinatos caiu 1% em 2022. Foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país -- média de mais de 110 vítimas por dia.

O total de mortes violentas ainda é elevado, mas representa um alento: o Brasil atingiu o menor número da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007, e do Monitor da Violência, que coleta desde 2018. É o segundo ano seguido que isso acontece: em 2021, foram 41,2 mil mortes.

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!