Chegada da SVS no Navio de carga de bandeira das Ilhas Marshall, no Rio Amazonas — Foto: Divulgação/GEA
Após a morte de dois estrangeiros ucranianos em um navio de carga ancorado no Rio Amazonas, na frente da Orla de Macapá, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) foi até o local nesta segunda (27) para realizar inspeção sanitária e constatou que todos os demais tripulantes estão em boas condições de saúde.
Em nota, a SVS informou que os dois tripulantes vieram a óbito na embarcação por causas desconhecidas.
Ninguém apresentava qualquer sintoma de contágio por doenças infectocontagiosas", informou a Secretária da SVS, Margarete Gomes, durante a inspeção. Os passageiros fizeram exame para certificar que não estão contaminados com a Covid-19, Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (RSV).
A ação é protocolo em caso de óbito por morte desconhecida em navios internacionais. Os resultados dos exames devem sair ainda esta semana. Segundo o órgão de inspeção sanitária, os tripulantes estão vacinados contra a covid-19.
Sobre o caso
As duas vítimas foram identificados como Stavytskyy Oleksiy, de 34 anos, e Gutsu Denys. Stavytskyy Oleksiy era segundo oficial de máquinas e Gutsu Denys era terceiro oficial de máquinas. As mortes foram confirmadas na última terça-feira (21). O g1 apurou que eles foram encontrados mortos nos banheiros de seus camarotes.
O navio Caravos Harmony saiu de Port Elizabeth, na África do Sul, e tinha a previsão de chegada na orla do bairro da Fazendinha, Zona Sul da capital, no domingo. Ao todo, estavam no navio de carga 19 tripulantes que chegaram a fazer testagem de Covid-19 e tiveram resultados negativos.