Dois ucranianos morreram dentro de navio que ancorou no Amapá — Foto: Jeferson Gonçalves/Rede Amazônica
Dois tripulantes um ucranianos foram encontrados mortos em um navio de carga de bandeira das Ilhas Marshall que ancorou no Rio Amazonas , na orla de Macapá, capital do Amapá. O g1 apurou que as mortes foram confirmadas na última terça-feira (21).
O navio que vinha do continente africano aportou na capital amapaense na sexta-feira (24).
Os tripulantes foram identificados como Stavytskyy Oleksiy, de 34 anos, e Gutsu Denys, que ainda não teve a idade confirmada. Até a publicação desta reportagem ainda não havia informação oficial sobre o que teria causado as mortes.
Stavytskyy Oleksiy era segundo oficial de máquinas e Gutsu Denys era terceiro oficial de máquinas. O g1 apurou que eles foram encontrados mortos nos banheiros de seus camarotes.
O navio Caravos Harmony saiu de Port Elizabeth, na África do Sul, e tinha a previsão de chegada na orla do bairro da Fazendinha, Zona Sul da capital, no domingo.
Ao todo, estavam no navio de carga 19 tripulantes que chegaram a fazer testagem de Covid-19 e tiveram resultados negativos.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviaram equipes até o navio e informaram que vão emitir nota e apuram o que teria causado as mortes.
Veja nota da SVS na íntegra:
A Superintendência de Vigilancia em Saúde do Amapá (SVS), monitora desde sexta-feira, 24, o navio Caravos Harmony, de bandeira das Ilhas Marchall, procedente da África do Sul, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informar que dois tripulantes de nacionalidade ucraniana vieram a óbito na embarcação por causas desconhecidas.
Os outros tripulantes tiveram acompanhamento prévio e não foi identificado qualquer sintoma de contágio por doenças infectocontagiosas. Outras possibilidades de causas das mortes serão investigadas.
Com a ancoragem do navio, em Santana, as ações de monitoramento seguem, desta vez, com equipes da SVS diretamente na embarcação para avaliação e coletas de exames laboratoriais dos tripulantes