Por Victor Vidigal, g1 AP — Macapá


Ação de testagem em navio com tripulantes com Covid-19, no Amapá — Foto: SVS/Divulgação

Uma ação de testagem feita na tripulação de um navio com bandeira da Libéria e ancorado na costa do Amapá detectou três casos positivos de Covid-19 entre os 23 tripulantes. O governo estadual confirmou nesta segunda-feira (20) , mas a embarcação foi colocada em quarentena há 5 dias.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que monitora o navio, são 20 tripulantes indianos, 2 brasileiros e 1 cabo-verdiano. As nacionalidades dos infectados não foram divulgadas pelo Estado.

As testagens ocorreram na terça-feira (14), após um tripulante apresentar sintomas de Covid-19. Os exames foram analisados no Laboratório Central (Lacen) e a SVS recebeu a notificação dos casos reagentes. Antes de chegar ao Amapá, o navio zarpou de São Luís, no Maranhão.

Tripulante sendo testado em navio na costa do Amapá — Foto: SVS/Divulgação

Segundo a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SVS, Solange Sacramento, quando os testes foram feitos, um tripulante apresentava sintomas leves.

"Ele [o tripulante] apresentou sintomas leves, como tosse e febre. No dia 14 de junho, as equipes clínicas da SVS se deslocaram até a embarcação e realizaram a testagem nos demais tripulantes", disse.

Este é o segundo navio estrangeiro que chega ao Amapá em 2022 com tripulantes positivos para Covid-19. No dia 24 de maio, o governo identificou quatro chineses infectados em uma embarcação fundeada no Rio Amazonas, próximo de Macapá.

Navio estrangeiro com tripulantes com Covid-19 na costa do Amapá — Foto: SVS/Divulgação

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!