01/07/2016 17h22 - Atualizado em 03/07/2016 08h20

Receita Federal no AP cria núcleo de autoatendimento para os contribuintes

Cerca de 60 contribuintes receberam orientações de serviços online.
Lançamento do núcleo ocorreu nesta sexta-feira (01), em Macapá.

Jorge AbreuDo G1 AP

Receita Federal, autoatendimento, contribuinte, serviços online (Foto: Jorge Abreu/G1)Contribuintes recebem orinetações de serviços
online da Receita Federal (Foto: Jorge Abreu/G1)

A Receita Federal no Amapá implantou um núcleo de autoatendimento para facillitar o acessos por parte dos contribuintes, aos serviços oferecidos online pela instituição. O objetivo é orientar a população que não conhece o sistema digital ou não tem acesso a internet em casa.

O núcleo foi lançado nesta sexta-feira (1) na sede da Receita em Macapá. Cerca de 60 pessoas foram atendidas no núcleo, informou a instituição.

De acordo com a chefe de atendimento da Receita Federal no Amapá, Ray Silva, o núcleo vai facilitar e ajudar o contribuinte a conhecer os processos disponibilizados online. O contribuinte recebe informações de como manusear o sistema e pode realizar impressões de documentos.

"O contribuinte não precisa se deslocar de regiões distantes para resolver alguns dos nossos serviços, porque temos os processos disponibilizados online. Mas muitos não conhecem o sistema ou não têm acesso a internet. Agora ele pode vim até a nossa sede em Macapá para resolver sua situação e aprender a manusear o sistema", explicou.

Chefe de atendimento da Receita Federal no Amapá, Ray Silva (Foto: Jorge Abreu/G1)Chefe de atendimento da Receita Federal no
Amapá, Ray Silva (Foto: Jorge Abreu/G1)

Os serviços oferecidos online são emissão de documentos de arrecadação da Receita Federal (Darf), cotas e parcelamento simplificado até R$ 1 milhão. Também é possível fazer agendamento, impressão copias das certidões, situação fiscal, transmissão de cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros.

Segundo Ray, o trabalho do núcleo de autoatendimento iniciou em Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. Ela conta que em 15 dias mais de 300 pessoas foram orientadas no município e o serviço deve ser entendido em Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Calçoene.

"Como temos sede da receita Federal apenas em Macapá, Santana e em Oiapoque, estamos criando núcleos de autoatedimento nos demais municípios para facilitar a vida dos contribuintes. A entrega dos pontos deve ocorrer em agosto e setembro e vão funcionar dentro de unidades do Superfácil e prefeituras", disse Ray.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.