Hospital do Sangue, em Manaus — Foto: Divulgação/Hemoam
Em 2025, diversos órgãos públicos preveem a conclusão e entrega de importantes obras para a população, com foco em áreas como saúde, habitação, infraestrutura urbana e lazer. O g1 Amazonas apresenta algumas das principais obras anunciadas pelo Poder Público, que têm previsão de conclusão no próximo ano. Confira abaixo os detalhes.
🏥Saúde
Hospital do Sangue e Hospital Veterinário
As obras do Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciou o Governo do Amazonas.
A construção da unidade foi iniciada em 2014, mas enfrentou uma paralisação total em 2017. Quando concluído, o Hospital do Sangue deverá triplicar a capacidade de atendimento hematológico e oncohematológico no estado.
Obras do Hospital Veterinário, no Amazonas. — Foto: Divulgação/Seinfra
Ainda conforme o governo, as obras do Hospital Veterinário do estado também devem ser concluídas no primeiro semestre do próximo ano, conforme o governador Wilson Lima, em entrevista à Rede Amazônica.
"O Hospital do Sangue, nós estamos em um processo de equipagem dele. Nós inclusive já realizamos um processo para a contratação de pessoal. O grande problema é que tem equipamentos e principalmente equipamentos de ponta, como por exemplo a montagem das UTIs, que há necessidade de vigente de gente de fora para poder instalar. A empresa não permite que outros técnicos instalem a não ser os técnicos dela. Sob pena da gente perder a garantia desse equipamento. Então, a gente está fazendo a instalação desse equipamento. A nossa ideia é que no primeiro semestre de 2025 ele comece a funcionar. Da mesma forma que também o Hospital Veterinário. A gente já tem a obra física concluída, e a gente está num processo de equipagem e também na escolha de qual modelo de gestão que nós vamos implantar lá no hospital veterinário", contou.
🩺 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Obras em nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que deve ser entregue pela Prefeitura de Manaus, em 2025. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus
Obras de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros Parque Mosaico, Lírio do Vale e Compensa, na Zona Oeste de Manaus, estão em fase final, segundo a prefeitura.
De acordo com o prefeito da cidade, David Almeida, as obras estão em fase de acabamento, com a previsão de serem concluídas e entregues ao longo do primeiro semestre de 2025.
🏠 Habitação
Programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Parque das Tribos
Obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Parque das Tribos, em Manaus. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus
O programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Parque das Tribos, na Zona Oeste de Manaus, prevê a construção de seis condomínios habitacionais, com aproximadamente 5.000 unidades residenciais, e é executado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo Federal.
O objetivo do projeto é reduzir o déficit habitacional da capital e oferecer moradia acessível a famílias de baixa renda, segundo a prefeitura.
Durante uma vistoria no local em 18 de dezembro, o prefeito de Manaus, David Almeida, informou que as primeiras unidades do programa devem ser entregues no segundo semestre de 2025.
Conjunto Habitacional da Sharp
Obras no Conjunto Habitacional da Sharp, em Manaus. — Foto: Divulgação/UGPE
O conjunto habitacional em construção na comunidade da Sharp, Zona Leste de Manaus, segue com suas obras e, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a previsão de entrega é para o segundo trimestre de 2025.
O empreendimento, que receberá 176 famílias que viviam em áreas de risco, é um dos complexos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que fazem parte do Amazonas Meu Lar.
Residencial Maués
Obras do residencial Maués, em Manaus. — Foto: Divulgação/UGPE
As obras do Parque Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, do Prosamin+, seguem sendo feitas pelo Governo do Amazonas, e está prevista para entrega no primeiro trimestre de 2025, segundo a Sedurb e a UGPE.
Com investimento de R$ 20,4 milhões, o residencial contará com 72 apartamentos, divididos em nove blocos. Os apartamentos têm área útil de 50,33 metros quadrados, com sala de estar/jantar, dois quartos, banheiro, área de serviço e varanda.
🛣️ Infraestrutura urbana
Ligação viária entre as avenidas Silves e Maués
Obras da ligação viária entre as avenidas Silves e Maués, em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom
A obra da ligação viária construída entre as avenidas Silves e Maués, na Zona Sul de Manaus está em fase de conclusão e deve ser entregue em 2025, segundo o Governo do Amazonas.
A via tem o intuito de trazer mais fluidez no tráfego de veículos pesados do Distrito Industrial ao Centro da capital, na área da Manaus Moderna, sendo integrada a mais de 40 quilômetros de intervenções viárias.
🏃🏽♂️ Lazer
Parque Encontro das Águas
Projeto do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, em Manaus — Foto: Semcom
O parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus segue em obras de construção e tem previsão para inaugurar em outubro de 2025, segundo a prefeitura da capital.
A obra, que tem o projeto assinado pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, será um marco para o turismo da capital amazonense, uma vez que contemplará um dos principais pontos turísticos da cidade.
O projeto original de Niemeyer foi desenvolvido em 2005, no seu escritório no Rio de Janeiro, contendo um museu e um restaurante que totalizam 1.800 metros quadrados de área, que ganhou ampliação e atualização, inclusive para acessibilidade universal, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.
O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos durante a obra, conciliando urbanização e o meio ambiente na Amazônia.