Por Lucas Macedo, Alexandre Hisayasu, g1 AM


Agentes cumprem mandados em quatro estados do Brasil. — Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) prendeu nove pessoas nesta quarta-feira (30) em uma operação contra uma facção criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em todo o país. Ao todo, foram expedidos 17 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão no Amazonas, em São Paulo, no Pará e em Roraima.

(CORREÇÃO: Ao publicar essa reportagem, o g1 errou ao informar que 17 pessoas foram presas. Na verdade, foram expedidos 17 mandados de prisão. A informação foi corrigida às 12h20)

As investigações da PF iniciaram após uma rota de tráfico ser descoberta no município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. De acordo com a polícia, a droga vinha do município até a cidade de Manaus, e depois era distribuída por todo país.

A PF também informou que o grupo possui uma rede complexa de transações financeiras atípicas e operações suspeitas, que indica o uso de laranjas e empresas de fachada para a lavagem de dinheiro. A organização criminosa movimentou mais de R$ 30 milhões entre 2022 e 2024.

"A gente apurou que um posto de gasolina era utilizado para lavagem de dinheiro, que estava sendo construído um hotel pela organização criminosa e descobrimos também uma pista de pouso no estado do Pará para distribuição da droga", informou o superintendente regional da PF João Paulo Garrido.

Ainda segundo a polícia, a pista de pouso clandestina vai ser explodida.

Durante as diligências, os agentes também cumpriram oito medidas cautelares diversas da prisão em localidades não informadas e o sequestro de 51 veículos no Amazonas. Também foram bloqueadas contas bancárias dos investigados nas cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, no Amazonas, Alenquer, no Pará, Boa Vista, em Roraima e Diadema, no interior de São Paulo.

Segundo o delegado da PF no Amazonas, Lucas Montenegro, os criminosos utilizavam balsas, barcos, aviões e helicópteros para coletar e transportar as drogas. Além disso, parte dos suspeitos ostentavam uma vida de luxo.

"Alguns levavam a vida com bastante ostentação com alguns carros de luxo, ostentando joias. Faziam questão de mostrar que estavam com bastante dinheiro, oriundo principalmente da lavagem de capitais e do tráfico", disse à Rede Amazônica.

Os suspeitos devem responder de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais e vão ficar à disposição da Justiça.

LEIA TAMBÉM

Duas toneladas e meia de drogas são encontradas em caminhão no AM

Duas toneladas e meia de drogas são encontradas em caminhão no AM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!