Deslizamento no AM força moradores a retirar casas de áreas de risco
Moradores da comunidade Jandira, na margem esquerda do Rio Solimões, em Iranduba, no interior do Amazonas, foram obrigados a retirar suas casas de áreas de risco após uma série de deslizamentos de terra. Desde a última sexta-feira (18), o fenômeno já destruiu pelo menos três casas, forçando os residentes a tomar medidas urgentes para evitar novas perdas.
Em um vídeo compartilhado pelos moradores, é possível ver as pessoas carregando as casas com as próprias mãos. Segundo a Defesa Civil, cinco famílias que viviam na área afetada conseguiram remover suas casas para locais mais seguros, evitando novos desastres.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a comunidade Jandira tem enfrentado constantes desbarrancamentos, com três ocorrências registradas apenas em outubro. O mais recente aconteceu na manhã de quarta-feira (23), afetando cerca de 200 metros de extensão, do barranco até um trecho da estrada da comunidade.
Apesar do novo deslizamento, não houve danos às residências nem interrupção no tráfego local. Além disso, os postes de energia elétrica permaneceram no lugar e não precisaram ser realocados, ao contrário do que ocorreu em deslizamentos anteriores, segundo a Defesa Civil.
Outros casos
Somente em outubro, o Amazonas já registrou outros três deslizamentos em diferentes municípios do interior. No dia 7, parte da orla do porto de Terra Preta, em Manacapuru, desabou, resultando na morte de duas pessoas e deixando outras 10 feridas. As causas desse acidente ainda estão sendo investigadas.
No dia 16 de outubro, outro deslizamento de terra ocorreu, desta vez na orla de Boa Vista do Ramos, no interior do Amazonas. Segundo a Defesa Civil municipal, não houve vítimas, e apenas duas embarcações foram danificadas.
Já no último domingo (20), um deslizamento de terra atingiu a Zona Rural de Anamã, no Amazonas, e isolou uma comunidade. No acidente 12 famílias foram desabrigadas, mas não houve registro de vítimas. A mesma tempestade também causou prejuízos no município de Anori, que teve uma ponte destruída. Com isso, a cidade ficou isolada já que o acesso estava sendo feito por essa ponte.
Em Parintins, os moradores temem que um deslizamento de terra ocorra no porto da cidade. Com a descida dos rios devido à seca que atinge o município, rachaduras no solo começaram a aparecer, aumentando a preocupação entre os residentes.
Deslizamento atinge comunidade da Zona Rural de Iranduba