Por g1 AM


Documentário Xavicando: As Histórias e o Legado de Xavico — Foto: Reprodução

Da história de um pescador que foi puxado por morcegos pelos ares e até de dois irmãos que são levados por pirarucus na canoa. O documentário "Xavicando: As Histórias e o Legado de Xavico", disponível no Youtube, traz à tona as ricas histórias e contos de Maués, inspiradas na vida de Francisco Xavier Dinelly, conhecido como Xavico.

Pescador e contador de histórias do município de Maués, Xavico dedicou sua vida a preservar a identidade e a cultura amazônica, colecionando itens históricos e narrativas que refletem a rica tradição oral da região.

Dirigido e roteirizado por Rafha Mendonza, o documentário foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo - Maués e conta com o apoio e realização de Çapó Arte Cultura e Tecnologias. As histórias são também animadas pelo artista Vjen e contam com produção executiva de Aline Fabi Dinelly.

O projeto tem a proposta de não apenas divulgar as histórias de Xavico, mas também aproximar as novas gerações da herança cultural local.

Produção local e impacto cultural

Gravado em Maués, o documentário apresenta entrevistas com familiares, amigos e membros da comunidade, além de animações que ilustram as lendárias histórias de Xavico. O impacto do projeto é significativo, uma vez que resgata a memória de um dos mais icônicos narradores da região, mostrando sua influência como pescador, mergulhador e contador de lendas.

Francisco Xavier Dinelly nasceu em 1916, na cidade de Maués, interior do Amazonas. Foi referência no municipio entre demais pescadores e visitantes.

O lançamento oficial do documentário ocorreu no IFAM Campus Maués e Escola Salum de Almeida, onde uma sessão especial foi realizada para os alunos. Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Xavico, ouvindo histórias contadas por aqueles que conviveram com ele.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!