Documentário Xavicando: As Histórias e o Legado de Xavico — Foto: Reprodução
Da história de um pescador que foi puxado por morcegos pelos ares e até de dois irmãos que são levados por pirarucus na canoa. O documentário "Xavicando: As Histórias e o Legado de Xavico", disponível no Youtube, traz à tona as ricas histórias e contos de Maués, inspiradas na vida de Francisco Xavier Dinelly, conhecido como Xavico.
Pescador e contador de histórias do município de Maués, Xavico dedicou sua vida a preservar a identidade e a cultura amazônica, colecionando itens históricos e narrativas que refletem a rica tradição oral da região.
Dirigido e roteirizado por Rafha Mendonza, o documentário foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo - Maués e conta com o apoio e realização de Çapó Arte Cultura e Tecnologias. As histórias são também animadas pelo artista Vjen e contam com produção executiva de Aline Fabi Dinelly.
O projeto tem a proposta de não apenas divulgar as histórias de Xavico, mas também aproximar as novas gerações da herança cultural local.
Produção local e impacto cultural
Gravado em Maués, o documentário apresenta entrevistas com familiares, amigos e membros da comunidade, além de animações que ilustram as lendárias histórias de Xavico. O impacto do projeto é significativo, uma vez que resgata a memória de um dos mais icônicos narradores da região, mostrando sua influência como pescador, mergulhador e contador de lendas.
Francisco Xavier Dinelly nasceu em 1916, na cidade de Maués, interior do Amazonas. Foi referência no municipio entre demais pescadores e visitantes.
O lançamento oficial do documentário ocorreu no IFAM Campus Maués e Escola Salum de Almeida, onde uma sessão especial foi realizada para os alunos. Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Xavico, ouvindo histórias contadas por aqueles que conviveram com ele.