01/01/2015 22h46 - Atualizado em 01/01/2015 22h58

Governador José Melo toma posse para o 2º mandato no Amazonas

Professor, José Melo prometeu priorizar investimentos em educação.
Vice Henrique Oliveira também foi empossado no Centro de Convenções.

Adneison SeverianoDo G1 AM

José Melo (PROS) tomou posse como governador do Amazonas (Foto: Reprodução/TV Amazonas)José Melo (PROS) tomou posse como governador do Amazonas (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O governador do Amazonas, José Melo (PROS) e o vice Henrique Oliveira (SDD), tomaram posse dos cargos na noite desta quinta-feira (1º). Este será o segundo mandato de Melo, que assumiu o cargo após o senador eleito Omar Aziz (PSD) deixar o governo para disputar as eleições de 2014. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste de Manaus. No primeiro discurso, Melo destacou que deve priorizar os investimentos em educação durante os próximos quatro anos.

Tradicionalmente, a solenidade de posse do governador era realizada no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. Entretanto, a capacidade reduzida de público motivou transferência da cerimônia para o CCA em 2015. A sessão de posse ocorreu nos salões A e B do Centro de Convenções.

Marcada para as 19h (21h em Brasília), a cerimônia teve início com cerca de 40 minutos de atraso. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PROS), recebeu o governador José Melo, a primeira-dama do estado, Edilene Gomes, e o vice-governador eleito, Henrique Oliveira.

O governador José Melo (PROS) chegou ao Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus, acompanhado do vice, Henrique Oliveira (SD) (Foto: Reprodução/TV Amazonas)O governador José Melo (PROS) chegou ao Centro
de Convenções em Manaus, acompanhado do vice,
Henrique Oliveira (SDD) (Foto: Reprodução/TV AM)

Autoridades civis, militares e eclesiásticas compuseram a mesa da sessão solene.  José Melo e Henrique Oliveira prestaram compromisso constitucional. Em seguida o secretário-geral da Aleam fez a leitura do termo de posse, e o governador e o vice firmaram o termo de posse.

Em discurso, o governador José Melo cumprimentou as autoridades presentes e destacou que pretende investir em educação no segundo mandato. Emocionado, o político relembrou a sua trajetória, no interior do estado, e disse "viver um sonho conquistado com trabalho árduo".

Durante o pronunciamento, Melo citou Omar Aziz, a quem classificou como "companheiro de jornada e com quem muito aprendi". O governador reeleito afirmou ainda que confia na equipe escalada pelo atual senador eleito quando governador, o que pode indicar que a base de secretariado será mantida. José Melo não anunciou ainda os nomes dos titulares das pastas estaduais para a nova gestão.

Após a solenidade realizada pela Assembleia, foi realizada a cerimônia de posição da faixa governamental. A primeira dama Edilene Gomes foi quem colocou a faixa no governador. Melo participou ainda da passagem de revista à tropa, na área externa do CCA Vasco Vasques. Em seguida, ele fará a primeira coletiva de imprensa no 2º mandato.

Governador
José Melo, de 68 anos, é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atual governador do Amazonas, ele foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. O candidato já atuou como delegado do Ministério da Educação e Cultura, foi secretário de Educação e Cultura e secretário Municipal de Educação. Também esteve à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), da Secretaria de Estado de Coordenação do Interior (Seint) e da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Em 2006, esteve a frente da Secretaria de Governo do Amazonas (Segov). Em abril de 2014, Melo assumiu o cargo de governador após Omar Aziz renunciar para ser candidato ao Senado.

Vice
Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Henrique Oliveira é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco. Iniciou a vida política como vereador de Manaus em 2008.

Em 2010, foi eleito deputado federal. No entanto, chegou a ter o mandato cassado por uso indevido de meios de comunicação. A cassação foi definida pela maioria dos votos durante a sessão do pleno no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em março de 2013, teve a cassação anulada.

José Melo foi reeleito no segundo turno com 869.992 votos, ou seja, 55,54% dos votos válidos. Ele disputou com o atual ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. Melo venceu a votação em 38 dos 62 municípios do estado, incluindo Manaus, com a maioria dos votos em todas as 12 zonas eleitorais, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).