A Prefeitura de Manaus informou que iniciará, nesta segunda-feira (3), o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), em Manaus. Ao todo, 27.094 imóveis selecionados por amostragem devem ser vistoriados. Agentes devem identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e do vírus chikungunya. A ação é realizada em todo o Brasil.
Segundo a Semsa, as vistorias serão executadas por 279 profissionais envolvidos diretamente com as ações de campo. O período do LIRAa segue até dia 12 de novembro.
O LIRAa nasceu como ação para combater a dengue, mas, como o mosquito Aedes aegypti também é um dos transmissores da febre chikungunya, o levantamento também ajuda a combater a febre. Em Manaus, dois casos suspeitos de chikungunya foram notificados no mês de outubro e estão sob investigação com amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, segundo a Semsa.
O primeiro LIRAa de 2014, realizado em fevereiro, registrou um índice de 3,9%, considerado de médio risco para os casos de dengue em Manaus. O resultado do segundo LIRAa manteve Manaus com médio risco para dengue, com índice de 3,3%.
A Semsa, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, registrou, de janeiro a outubro deste ano, 1.460 casos confirmados de dengue. No mesmo período de 2013, o número de casos confirmados foi de 13.212.
Números
Dados do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na última semana, apontam que houve redução de 89,8% nos casos de dengue em Manaus entre janeiro e setembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013. Para evitar a proliferação de mosquitos transmissores da doença, nos últimos meses do ano - período chuvoso no Amazonas - a rede municipal de saúde deve realizar o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).
Segundo a Semsa, Manaus registrou 1.338 casos da doença nos nove primeiros meses deste ano. No mesmo período do passado foram diagnosticados 13.061 casos da dengue.