18/10/2014 21h34 - Atualizado em 18/10/2014 21h34

Casos de dengue diminuem quase 90% em Manaus, aponta Semsa

1.338 casos foram registrados durante os primeiros meses de 2014.
Terceiro levantamento sobre risco de dengue será realizado em novembro.

Do G1 AM

Aedes Aegypti mosquito da dengue (Foto: Douglas Aby Saber / Fotoarena)Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue (Foto: Douglas Aby Saber / Fotoarena)

Dados do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na última semana, apontam que houve redução de 89,8% nos casos de dengue em Manaus entre janeiro e setembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013. Para evitar a proliferação de mosquitos transmissores da doença, nos últimos meses do ano - período chuvoso no Amazonas - a rede municipal de saúde deve realizar o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).

Segundo a Semsa, Manaus registrou 1.338 casos da doença nos nove primeiros meses deste ano. No mesmo período do passado foram diagnosticados 13.061 casos da dengue.

Durante o LIRAa, profissionais da Semsa farão vistoria em imóveis selecionados por amostragem, para identificar possíveis locais que serviriam como criadouro do mosquito Aedes aegypti. A ação deve ocorrer entre os dias 03 e 12 de novembro. “É uma forma de manter a população alerta para a checagem de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que tem um ciclo da vida, do ovo até a fase adulta, que leva cerca de sete a dez dias” contou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, por meio de assessoria.

O LIRAa é realizado em todo o Brasil como estratégia para subsidiar ações de controle e combate à dengue, fazendo então um levantamento sobre quais locais da cidade apresentam maior índice de infestação do mosquito e elaborar ações de prevenção as áreas prioritárias.

Estado
O número de casos de dengue no Amazonas registrou uma redução de 59,2% entre janeiro a agosto deste ano, em relação ao número de notificações no mesmo período do ano de 2013, de acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). Este ano foram notificados 9.028 casos suspeitos. Destes, 2.698 foram confirmados. No mesmo período de 2013, foram notificados 22.108 casos da doença e 15.011 confirmados. Quanto aos municípios do Amazonas, Guajará, Itacoatiara e Tabatinga são as cidades com maior incidência da doença.

Infográfico Dengue (Foto: Arte/G1)

 

tópicos:
veja também