Detentos de Alagoas que fariam o Enem nesta terça terão que aguardar uma nova data, já que a aplicação das provas foi suspensa no estado — Foto: Derek Gustavo/G1
Presos em todo o país estão realizando nesta terça-feira (12) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Em Alagoas, no entanto, a aplicação das provas foi suspensa por conta da paralisação dos agentes penitenciários, iniciada na semana passada.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Cerca de 200 presos na capital e no interior estão inscritos para fazer o Enem.
A Seris informou também que está estudando uma nova data para a aplicação das provas com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A reportagem do G1 entrou em contato com o Inep para saber se já há uma nova previsão para a realização do Enem no Sistema Prisional alagoano, mas ainda não teve resposta.
Os agentes penitenciários suspenderam alguns serviços na última sexta (8), e mantiveram aqueles considerados essenciais. Visitas, entrega de feiras, visitas de advogados e deslocamento de pessoal para garantir a aplicação das provas do Enem não estão sendo realizados.
“Tá tudo parado. Estamos aguardando que o Gabinete Civil envie para a Assembleia Legislativa o projeto do nosso Plano de Cargos e Carreiras (PCCS), mas até agora nada aconteceu. Os deputados entram em recesso na quinta (14) e eles precisam apreciar e votar o projeto antes disso. Até lá, ficamos no aguardo e as atividades seguem suspensas”, explica o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL), Kleyton Anderson.
Enem para PPL
As provas do Enem para PPL serão aplicadas nesta terça e na quarta (13), para cerca de 32 mil presos em mais de mil unidades prisionais espalhadas em 577 municípios do país. Elas são aplicadas dentro dessas unidades.
Essa avaliação é destinada para pessoas que estejam cumprindo penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que também inclua privação de liberdade. Aqueles com mais de 18 anos que forem aprovados podem utilizar a nota para ter acesso à universidade. Os menores de 18 são considerados treineiros e fazem a prova apenas para autoavaliação de conhecimento.
Nesse mesmo período, será realizada a segunda aplicação das provas para candidatos que não puderam fazer por falta de luz no local de aplicação, ou que conseguiram uma segunda chance na Justiça ou junto à Comissão de Demandas do Inep.
Nos dias 19 e 20 de dezembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Mais de 74 mil presos em todo o país farão o exame.