Criminosos já roubaram mais de 12km de cabos de iluminação pública de Maceió — Foto: Ascom/Ilumina
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) informou, neste sábado (21), que o furto de equipamentos luminosos e cabeamentos em Maceió causaram o prejuízo de R$ 101.662,65 aos cofres públicos. Os dados são referentes apenas ao ano de 2024.
De acordo com a Ilumina, se somados, os cabeamentos roubados chegam a marca de 12.13km. Entre os locais com maior incidência de furtos estão o bairro do Benedito Bentes e em um trecho da BR-104, próximo à antiga rotatória onde ficava a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O furto mais recente, segundo a Prefeitura de Maceió, aconteceu nesse trecho, na última sexta-feira. Criminosos levaram mais de mil metros de cabeamentos. A Ilumina destacou também o roubo de mais de dois quilômetros de cabos de cobre em uma obra de ampliação na Avenida Durval de Góes Monteiro.
“Dependendo do local em que haja o furto, uma área de convívio inteira pode ser afetada pela escuridão após o furto. A iluminação é essencial para facilitar o deslocamento das pessoas e garantir mais segurança, principalmente para a população mais vulnerável, como idosos, crianças e mulheres. Ao invés de trabalharmos para avançar nos serviços de iluminação pública e garantir melhorias, precisamos utilizar os recursos para reparar e repor os materiais furtado”, explica o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg Melo.
A população pode denunciar a prática criminosa através do aplicativo da Ilumina, do Disque Denúncia, no telefone 181, ou através do Disque Luz, no 0800 031 9055. As ligações são gratuitas.