Por g1 AL


Chuvas acumuladas em maio bateram média histórica em Alagoas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

As chuvas que caíram em Alagoas em maio ultrapassaram a média histórica para o mês em todas as regiões do estado, segundo o monitoramento pluviométrico feito pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Junho já começa com chuva, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (1º).

Em Maceió, ruas ficaram alagadas, teve queda de árvores e carros precisaram trafegar pela cidade com a água acima dos pneus. No interior, moradores ficaram ilhados, teve deslizamento de barreiras e casas tomadas pela água da chuva.

Segundo monitoramento da Semarh, no mês de maio, o total de chuva em Maceió foi de 410,5 milímetros (mm), o que corresponde a 139% acima da média do mês, que é de 294,7 mm.

A média de maio no Baixo São Francisco é de 227,3 mm de chuvas, mas choveu 349 mm na região em maio deste ano, que é 154% acima da média.

No litoral alagoano, a média é de 260,1 mm, só que no mês de maio deste ano foram registrados 397,2 mm, ou seja 153% de aumento.

O monitoramento registrou uma grande acúmulo de chuva entre os dias 27 e 29 de maio. Na precipitação diária, Maceió saiu a frente com 73,0 mm. Feliz Deserto (65,6mm) e Porto de Pedras (53,6mm) ficaram logo em seguida.

Veja abaixo a tabela com as médias por região

Pluviometria registrou acúmulo intenso de chuva em maio — Foto: Semarh

Junho começa com chuva

Segundo o Inmet, o primeiro dia do mês de junho deve ser de chuva em 34 municípios alagoanos (veja lista abaixo). O volume total de chuva pode chegar a 50 mm 24h, o que é capaz de provocar pequenos alagamentos e deslizamentos.

Lista de municípios com previsão de chuva

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!