Cerca de 100 estudantes ocuparam o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Marechal Deodoro, em Alagoas. Eles protestam, nesta quarta-feira (19), contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, a Medida Provisória (MP) do Governo Federal que reforma o ensino médio no país e a Lei da Escola Livre.
Essa é a terceira ocupação que alunos do Ifal promovem este mês. Em Arapiraca, uma escola estadual também foi ocupada pelos mesmos motivos.
De acordo com o coordenador geral do Diretório Acadêmico do Ifal do campus de Marechal Deodoro, Matheus Sousa, os alunos participaram do protesto porque acreditam que a PEC 241 vai afetar a educação pública federal do Brasil. Segundo Sousa, a Proposta pretende congelar gastos públicos por 20 anos.
“Nesta quarta, passamos a ser mais uma instituição que está apoiando os protestos. Estamos lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade universal e laica para todos”, afirmou Matheus Sousa.
Por meio de nota, o Instituto reconheceu a manifestação e cancelou as atividades que estavam previstas para acontecer no campus nesta quarta. Na ocasião, o Workshop que seria realizado nos dias 24 a 27, será remarcado e a nova data será informada aos participantes pelo site da instituição.
Além desse protesto, o Ifal de Satuba e o de Santana do Ipanema foram ocupados no mês de outubro. Os protestos fazem parte de uma série de manifestações nacionais promovidas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).