flagrados bebendo na praia
(Foto: Micaelle Morais/G1)
Apesar da determinação de Lei Seca das 7h às 18h neste domingo (26) de eleição em Alagoas, diversas pessoas foram flagradas pela reportagem do G1 consumindo bebidas alcoólicas e ambulantes comercializando os produtos em Maceió. A Lei Seca no segundo turno foi determinada pelo secretário da Defesa Social Diógenes Tenório, no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (24).
De acordo com o chefe do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Luvercy Monteiro, há uma dificuldade na fiscalização da lei seca, devido as demandas que a polícia tem que cumprir no dia de eleição.
“O que nos foi passado primeiramente é que só é proibido a comercialização de bebidas alcoólicas, e não o consumo. Devido a quantidade de coisas que temos que fiscalizar hoje é difícil deslocar uma frente para cuidar somente da lei seca, mas as ocorrências que encontrarmos pelo caminho, serão registradas”, afirma o coronel.
No período da tarde, as praias e bares de Maceió eram os principais pontos que concentravam pessoas consumindo as bebidas. Alguns banhistas pareciam não se incomodar com a imprensa registrando as cenas com fotos.
Tenório afirmou no Diário Oficial que o "uso de bebidas alcoólicas pode prejudicar o padrão de tranquilidade e interferir nas condições de segurança, exigidas para o processo eleitoral, e para proporcionar aos eleitores a tranquilidade e a segurança durante as eleições do segundo turno".
Ele tinha advertido que, em caso de desobediência, os infratores devem responder pelas infrações penais que estão contidas no artigo 63 da Lei de Contravenção Penal.