Por Hellen Monteiro, g1 AC — Rio Branco


Prefeitura de Mâncio Lima decide não decorar a cidade no fim de ano de 2024 — Foto: Divulgação

A prefeitura de Mâncio Lima, distante 670 km da capital Rio Branco, decidiu não decorar a cidade com as tradicionais luzes natalinas neste ano. De acordo com o órgão, a decisão foi tomada pelo atual gestor, Isaac Lima (PP), que fica no cargo até o fim de dezembro de 2024.

Segundo a assessoria de comunicação do município, o prefeito optou por não fazer mais gastos antes de sair do cargo.

"Ele decidiu não comprar e não deixar despesa para a próxima gestão. Pensando nisso, ele chegou a decisão de não fazer a iluminação de fim de ano, ele prefere pagar as dívidas, pagar os funcionários em dia, como tem feito", respondeu.

Ainda de acordo com a administração, o 13º salário dos funcionários foi pago no último dia 10 de dezembro e como a iluminação não teria um valor baixo, então decidiram priorizar os trabalhadores.

"Seria um custo de mais de R$ 100 mil e acho que muitas coisas se deterioraram se estragaram não dá para serem reutilizadas e aí a gestão optou por não fazer esse ano, para que possa entregar as contas em dia para que não deixe dívidas e fornecedores para receberem na próxima gestão", explicou.

Ao serem questionados sobre a verba que já é destinada todos os anos para esse tipo de evento, a assessoria explicou que o município tem precatórios de valores altos, que o prefeito precisa pagar.

⚠️ Precatório é uma ordem de pagamento; é quando a Justiça obriga o município, o estado ou a União a pagar uma dívida que tem com uma pessoa física ou jurídica no fim de uma ação judicial.

"Chegou a dívida, tem que pagar, ele não pode fazer como gestões anteriores fizeram, pegar conta e ficar passando para as gestões seguintes e para gestões seguintes. Ele negociou dívidas que se transformaram em precatórios, e precatórios a prefeitura tem que pagar, porque se não paga, é suspenso o serviço", comentou.

2025

Zé Luiz, do PP, foi eleito para prefeitura de Mâncio Lima para os próximos quatro anos. Ele teve 6.154 votos, 50,65% dos votos válidos na eleição em 2024.

O vice-prefeito eleito em Mâncio Lima é Andinho, do UNIÃO, que tem 37 anos. Os dois fazem parte da coligação Juntos por Mâncio Lima, formada pelos partidos Republicanos, PP, PSD, Podemos, União Brasil e Solidariedade.

Rodrigues Alves lançou decoração de fim de ano no último sábado (14) — Foto: Asscom/Prefeitura de Rodrigues Alves

Cidade vizinha

Na cidade de Rodrigues Alves, distante 34,3 km de Mâncio Lima, a ornamentação de fim de ano foi apresentada à população no último sábado (14). As luzes natalinas foram concentradas na praça Hilda Saraiva. O prefeito anunciou ainda que na praça haverá apresentações de igrejas e grupos culturais no decorrer dos dias festivos.

De acordo com a prefeitura do município, uma equipe chefiada pela primeira-dama Sâmia Cristina foi responsável pela ornamentação da praça e da árvore de natal da cidade.

O atual prefeito, Jailson Amorim (Pros), também se despede do mandato e Salatiel Magalhães, do PSD, foi eleito e deve administrar a cidade nos próximos quatro anos. No evento, o atual prefeito disse se despedir com gratidão.

"Eu e o pastor Nilson tudo o que fizemos foi pensando no bem do nosso povo. Hoje mais uma vez estamos fazendo o acender das luzes, assim como fizemos nos últimos quatro anos. Esse é um momento que nossas famílias se reúnem para celebrar o Natal", disse Amorim.

O g1 questionou a prefeitura sobre o valor gasto com a ornamentação, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Mâncio Lima comemora 47 de emancipação política

Mâncio Lima comemora 47 de emancipação política

VÍDEOS: g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!