Motorista avistou mulher prestes a ser assaltada e a chamou para entrar no carro
Um motorista flagrou o momento em que dois homens que estavam em uma motocicleta pararam para assaltar uma mulher que caminhava na Estrada Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, e a socorreu antes que a ação criminosa ocorresse na noite dessa segunda-feira (16). (Veja o vídeo acima)
O g1 conversou com a mulher e o motorista, que contaram detalhes da ação.
Câmeras de segurança da região flagraram o momento e mostraram que a mulher caminhava por volta de 19h21. Ela andou por cerca de 10 segundos até que a motocicleta chegou e parou do outro lado da rua. Os ocupantes ficaram parados por mais 10 segundos, sem abordá-la.
Um carro apareceu logo após esse momento, e parou próximo à motocicleta. É possível ver que o motorista falou com a mulher, que entrou no carro logo depois.
"Na hora, o vizinho, que é morador, também percebeu e achou estranho a moto parar perto de mim. Ele percebeu que eles iriam me assaltar, parou o carro na hora e pediu que eu entrasse. Eu achei estranho porque ele falou em um tom bem sutil. Dentro do carro foi que percebi o perigo. Esse vizinho foi bem corajoso de parar do lado deles e ainda falar 'entra no carro', eles não conseguiriam sair do lugar. Mais na frente, dois jovens também voltando para casa, ele [o motorista] parou novamente e falou a mesma coisa, que tem bandido no bairro, e entregou os meninos na casa deles. Tem um bom tempo que não passa viatura da polícia aqui", relatou a mulher ao g1.
Mulher caminhava na Estrada Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, quando dois homens em uma motocicleta pararam perto dela — Foto: Reprodução
Ação rápida
O motorista também conversou com o g1 e explicou que seguia na estrada com sua esposa no carro quando viu a motocicleta parada, se posicionando rumo à pista. Ao ver essa cena, ele deduziu que seria um assalto. O casal reconheceu a mulher, que é vizinha deles, e decidiu parar para chamá-la.
"Eu estava bem devagar, ela passou do meu lado esquerdo, na outra pista. Quando ela passou, eu botei o rosto para fora e disse "Entra aqui, entra aqui". Ela já tinha passado uns 5 metros do meu carro, então ela entrou na parte traseira, e quando ela entrou, eles ficaram lá meio desequilibrados e eu passei bem pertinho deles. Fiquei até pensando que ele poderia puxar a arma pra mim [...] eu fiquei aguardando, ela entrou no carro, eu avancei um pouquinho e eles ficaram meio desequilibrados na moto e saíram. Eu também saí, devagar para não mostrar que eu estava fugindo deles, mas saí de boa", relembrou.
As imagens foram publicadas em uma rede social pelo jornalista Altino Machado. De acordo com ele, é comum ocorrências desse tipo na região, com mulheres entre os principais alvos.
O g1 entrou em contato com a Polícia Militar (PM-AC) para saber com qual frequência ocorrem rondas policiais na região e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Pouco depois da tentativa de assalto, a dupla permanece no local, mas inverte a posição no veículo. O condutor foi para a garupa, e o que estava na garupa foi para o comando da motocicleta. Segundo o motorista, foi uma tentativa deles de disfarçar a ação que não foi concretizada.
"Na hora que eles estavam se desequilibrando na moto, eles fizeram a troca, o cara de branco estava na traseira, foi ele que se desequilibrou e que botou a mão na cintura como se fosse posicionar a arma. Depois, eu vi que ele foi para frente dirigir e o outro cara que estava de preto foi para trás. Suponho, que foi uma defesa deles: 'se denunciar a gente, é um cara de camisa preta e já não é quem está pilotando'. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Foi Deus mesmo que colocou a gente no caminho para livrá-la, porque ali todo final de ano tem esse tipo de assalto no Irineu Serra, na parada de ônibus, os caras chegam de moto, tomam celular", acrescentou.