Por Aline Nascimento, g1 AC — Rio Branco


  • Mais de 40 bairros de Rio Branco estão com o abastecimento de água afetado após um desmoronamento de terra na Estação de Tratamento de Água I (ETA I).

  • O desmoronamento comprometeu a estrutura que transporta água até a área de tratamento.

  • As equipes de manutenção já iniciaram os reparos e a expectativa é de que até a manhã desta terça (17) o serviço seja normalizado.

  • Rio Branco está com o abastecimento de água reduzido desde meados de novembro devido a uma manutenção nos decantadores da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).

Desmoronamento afeta distribuição de água na ETA I — Foto: Arquivo/Saerb

Um novo problema afeta o abastecimento de água na capital Rio Branco. Um desmoronamento de terra na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) na madrugada desta segunda-feira (16) comprometeu a estrutura que transporta água até a área de tratamento. Com isso, mais de 40 bairros estão com o abastecimento afetado.

Conforme o Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), as equipes de manutenção já iniciaram os reparos e a expectativa é de que até a manhã desta terça (17) o serviço seja normalizado.

Vejas os bairros e áreas afetadas:

  • Central de Reservação (CR) Central
  • Parte Baixa: Ivete Vargas, Preventório, Palheiral, Baixada, parte do João Eduardo I, Bosque, Cohab do Bosque, Aviário, Base, Morada do Sol, Tropical, Cadeia Velha, Habitasa, Adalberto Aragão.
  • CR São Francisco
  • CR Horto Florestal: Conjunto Solar, Conjunto Procon, Vila Ivonete, Conquista, Manoel Julião, Nova Estação, Geraldo Fleming, Jardim América, Av. Antônio da Rocha Viana, Conj. Vilage, parte da Av. Getúlio Vargas.
  • CR Placas: Placas, Raimundo Melo, Reserva do Bosque, Vila Nova, Loteamento Novo Horizonte, Sta. Mônica, Tancredo Neves, Alto Alegre, Adalberto Sena, Xavier Maia, Wanderlei Dantas, Loteamento Céu Azul, Resid. Juruá, Residencial Envira, Bairro Novo Cruzeiro, Conjunto Mulateiro e Residencial Rio Verde.

Rio Branco está com o abastecimento de água reduzido desde meados de novembro devido a uma manutenção nos decantadores da Estação de Tratamento de Água II (ETA II) feita pelo Saerb. A previsão é de que a obra acabe na próxima sexta (20).

Com os serviços, o abastecimento foi reduzido de mil para 850 litros por segundo. "O referido decantador já teve iniciado sua recuperação, estando a equipe do Saerb empenhada para concluir o mais rápido possível", diz parte do comunicado.

LEIA MAIS:

Manutenção

Ainda segundo o Saerb, as intervenções na ETA II são pontuais, tendo como foco principal o decantador nº 4, que tem como função, separar os sólidos e líquidos no tratamento da água.

A autarquia informou também que estão passando por manutenção os filtros, retirada de leito filtrante, substituição dos blocos Leopold e a recolocação de novo leito filtrante.

Geração de Problemas: 3º episódio fala sobre problemas no abastecimento de água

Geração de Problemas: 3º episódio fala sobre problemas no abastecimento de água

Sequência de problemas

Desde a cheia do Rio Acre, no início do ano, que a população da capital enfrenta problemas para receber água. Em março, a distribuição foi reduzida e chegou a ser suspensa porque as estações I e II apresentaram problemas. De acordo com o Saerb, as equipes conseguiram concluir a manutenção ainda naquele mês.

Logo depois, no início de abril, a captação voltou a ser reduzida na ETA II por conta de um desmoronamento de terra que compromete a estrutura. Foram três bairros afetados pela redução. No dia 2 daquele mês, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, esteve na ETA II para uma avaliação na estrutura.

O coordenador destacou que houve uma vazão muito rápida do nível do Rio Acre. Em menos de um mês, as águas baixaram de 17,89 metros, maior cota registrada este ano, para 4,48 metros. O rio baixou mais de 13 metros neste período.

"Com isso arrastou, evidentemente, o solo aqui. Nessa mesma data ano passado o rio estava com mais de 17 metros. Mostra que precisamos buscar soluções viáveis para poder fazer o abastecimento de água para Rio Branco", argumentou.

Em julho, a ETA II desabou e afetou mais de 250 mil pessoas. A estrutura já apresentava um pré-colapso, que cedeu totalmente.

Já no dia 8 de agosto, por conta de uma manutenção em uma das bombas da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), o fornecimento foi interrompido novamente.

Onze dias depois, moradores de mais de 20 bairros de Rio Branco tiveram o abastecimento de água reduzido por conta de uma manutenção em uma das bombas da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).

VÍDEOS: g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!